Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque

Agustín Cocola-Gant: o Programa Mais Habitação chega tarde e é tímido

Para reverter a gentrificação e baixar os custos da habitação em Portugal, teria de haver muitos investidores a perder dinheiro. “Isso não vai acontecer”, considera o geógrafo Agustín Cocola-Gant. O investigador do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa afirma que, ao longo dos anos, o poder político foi tomando decisões erradas e hoje Lisboa é a cidade da Europa com a maior taxa de esforço para comprar casa (a relação entre salário e preço da habitação).
Filipa Lino e Bruno Colaço - Fotografia 13 de Outubro de 2023 às 11:00

Para reverter a gentrificação e baixar os custos da habitação em Portugal, teria de haver muitos investidores a perder dinheiro. "Isso não vai acontecer", considera o geógrafo Agustín Cocola-Gant. Há muitos anos que o investigador espanhol do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT) estuda o impacto do alojamento local em Portugal e no mundo. O turismo não é o grande culpado da crise da habitação, mas teve influência. Ao longo dos anos, o poder político foi tomando decisões erradas e hoje Lisboa é a cidade da Europa com a maior taxa de esforço para comprar casa (a relação entre salário e preço da habitação). A situação é muito complexa, diz. E as medidas do pacote Mais Habitação chegam tarde demais.



Ver comentários
Saber mais crise habitação programa Mais Habitação turismo imobiliário investimento gentrificação famílias demografia Lisboa estrangeiros Portugal governo
Outras Notícias
Mais notícias Negócios Premium
+ Negócios Premium
Capa do Jornal
Publicidade
C•Studio