Notícia
Volvo V60: Elegância escandinava
Luxuosa, espaçosa e com a tradicional elegância e qualidade escandinava, a nova familiar V60, o mais emblemático modelo da marca Volvo, chega este mês de Abril ao mercado nacional.
07 de Abril de 2018 às 16:00
Características
46.282€
Volvo V60 D3 150cv Momentum
Motor: dianteiro transversal, alumínio, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, gasóleo, injecção directa, turbo, geometria variável, intercooler, start/stop
Cilindrada: 1.969 cc.
Potência máxima: 150 cv às 3.750 rpm.
Binário máximo: 320 Nm das 1.750 às 3.000 rpm.
Velocidade máxima: 205 km/h.
Aceleração máxima (0-100 km/h): 9,9 segundos.
Tracção: dianteira.
Transmissão: manual 6 velocidades.
Consumo médio homologado: 4,3 litros/100 km.
Emissões: 114 g/km de CO2 (Euro VI).
A nova carrinha Volvo V60 é, sem exageros, um verdadeiro regalo para os olhos. Tudo nela respira elegância, luxo e muita qualidade. À boa maneira escandinava. E não é caso para menos, já que a V60 é um dos mais emblemáticos modelos da marca sueca.
Revelada no recente Salão Automóvel de Genebra, a nova V60 foi esta semana apresentada à imprensa no nosso país, quando arranca também a sua comercialização na rede oficial de concessionários.
Tendo por base a nova plataforma SPA da Volvo - Scalable Product Architecture, utilizada já nos modelos da Série 90 e no XC60, a nova familiar V60 mede 4,76 metros de comprimento e oferece linhas muito puras e dinâmicas. A nova identidade da Volvo está fortemente vincada na nova grelha frontal e nas luzes dianteiras e traseiras.
No interior, como era previsível, a V60 retoma quase de forma idêntica o design, a qualidade e o conforto do XC60. Os materiais autênticos e os detalhes refinados, como o padrão de diamante nos botões de comando e o painel central criam um ambiente requintado.
A climatização tem ajuste individual e os bancos são espaçosos. Os da parte dianteira são moldados de modo a terem uma ergonomia perfeita, complementando a forma humana e fornecendo um apoio excepcional com uma ampla gama de ajustes. Atrás, todos os passageiros beneficiam de espaço generoso em todas as cotas.
A V60 oferece ainda um espaço de carga mais generoso que na anterior geração. Com os bancos traseiros em posição normal são 529 litros que podem aumentar até a um máximo de 1.364 litros, com os bancos rebatidos. O portão eléctrico da bagageira permite que seja aberto ou fechado utilizando um botão no interior ou no próprio portão. Está disponível ainda com uma função mãos livres que permite abrir e fechar deslocando simplesmente o pé sob o pára-choques traseiro.
O painel de instrumentos também é parecido ao do XC60 com um grande "tablet" ao centro, onde é possível controlar a maioria das funções do veículo desde a navegação à conectividade e ao sistema de áudio. Em matéria de segurança, a novidade tem a ver com o sistema de travagem de urgência em contramão (ver destaque).
As várias tecnologias da marca estão igualmente disponíveis na V60, desde a suspensão pneumática ao piloto semiautomático, capaz de funcionar até 130 km/h.
Nesta fase, a gama dispõe unicamente de motorizações Diesel. Mais tarde haverá versões híbridas e a gasolina.
Destaques
Desde o lançamento, em 1953, da Volvo Duett, a marca já vendeu mais de seis milhões de carrinhas à escala mundial.
Travagem de emergência na contramão
A Volvo estreia na V60 o sistema Oncoming Mitigation com travagem, que é capaz de detectar veículos que se dirigem contra a V60, em contramão. Se a colisão não puder ser evitada, o sistema trava a V60 e prepara os cintos de segurança dianteiros para reduzir o efeito de uma colisão.
Preços: de 46.282 a 60.489 euros
No lançamento, a gama V60 compreende dois acabamentos (Momentum e Inscription), três motores - D3 de 150 cv, D4 de 190 cv e T6 de 313 cv - e duas transmissões, manual e Geartronic de 6 e 8 relações. A versão mais potente tem tracção AWD. Os preços vão dos 46.282 aos 60.489 euros.
46.282€
Motor: dianteiro transversal, alumínio, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, gasóleo, injecção directa, turbo, geometria variável, intercooler, start/stop
Cilindrada: 1.969 cc.
Potência máxima: 150 cv às 3.750 rpm.
Binário máximo: 320 Nm das 1.750 às 3.000 rpm.
Velocidade máxima: 205 km/h.
Aceleração máxima (0-100 km/h): 9,9 segundos.
Tracção: dianteira.
Transmissão: manual 6 velocidades.
Consumo médio homologado: 4,3 litros/100 km.
Emissões: 114 g/km de CO2 (Euro VI).
A nova carrinha Volvo V60 é, sem exageros, um verdadeiro regalo para os olhos. Tudo nela respira elegância, luxo e muita qualidade. À boa maneira escandinava. E não é caso para menos, já que a V60 é um dos mais emblemáticos modelos da marca sueca.
Revelada no recente Salão Automóvel de Genebra, a nova V60 foi esta semana apresentada à imprensa no nosso país, quando arranca também a sua comercialização na rede oficial de concessionários.
Tendo por base a nova plataforma SPA da Volvo - Scalable Product Architecture, utilizada já nos modelos da Série 90 e no XC60, a nova familiar V60 mede 4,76 metros de comprimento e oferece linhas muito puras e dinâmicas. A nova identidade da Volvo está fortemente vincada na nova grelha frontal e nas luzes dianteiras e traseiras.
No interior, como era previsível, a V60 retoma quase de forma idêntica o design, a qualidade e o conforto do XC60. Os materiais autênticos e os detalhes refinados, como o padrão de diamante nos botões de comando e o painel central criam um ambiente requintado.
A climatização tem ajuste individual e os bancos são espaçosos. Os da parte dianteira são moldados de modo a terem uma ergonomia perfeita, complementando a forma humana e fornecendo um apoio excepcional com uma ampla gama de ajustes. Atrás, todos os passageiros beneficiam de espaço generoso em todas as cotas.
A V60 oferece ainda um espaço de carga mais generoso que na anterior geração. Com os bancos traseiros em posição normal são 529 litros que podem aumentar até a um máximo de 1.364 litros, com os bancos rebatidos. O portão eléctrico da bagageira permite que seja aberto ou fechado utilizando um botão no interior ou no próprio portão. Está disponível ainda com uma função mãos livres que permite abrir e fechar deslocando simplesmente o pé sob o pára-choques traseiro.
O painel de instrumentos também é parecido ao do XC60 com um grande "tablet" ao centro, onde é possível controlar a maioria das funções do veículo desde a navegação à conectividade e ao sistema de áudio. Em matéria de segurança, a novidade tem a ver com o sistema de travagem de urgência em contramão (ver destaque).
As várias tecnologias da marca estão igualmente disponíveis na V60, desde a suspensão pneumática ao piloto semiautomático, capaz de funcionar até 130 km/h.
Nesta fase, a gama dispõe unicamente de motorizações Diesel. Mais tarde haverá versões híbridas e a gasolina.
Destaques
Desde o lançamento, em 1953, da Volvo Duett, a marca já vendeu mais de seis milhões de carrinhas à escala mundial.
Travagem de emergência na contramão
A Volvo estreia na V60 o sistema Oncoming Mitigation com travagem, que é capaz de detectar veículos que se dirigem contra a V60, em contramão. Se a colisão não puder ser evitada, o sistema trava a V60 e prepara os cintos de segurança dianteiros para reduzir o efeito de uma colisão.
Preços: de 46.282 a 60.489 euros
No lançamento, a gama V60 compreende dois acabamentos (Momentum e Inscription), três motores - D3 de 150 cv, D4 de 190 cv e T6 de 313 cv - e duas transmissões, manual e Geartronic de 6 e 8 relações. A versão mais potente tem tracção AWD. Os preços vão dos 46.282 aos 60.489 euros.