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SEAT Leon Cupra 290cv: “Garras” mais afiadas!

Dez cavalos suplementares, binário mais alargado e um sistema de escape mais expressivo. O SEAT Leon Cupra evolui pouco, mas satisfaz muito em desportividade.

26 de Março de 2016 às 14:10
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Características

41.532€

Seat Cupra SC 2.0 TSI 290cv, DSG

Motor: dianteiro transversal, 4 cil. em linha, 16 vál., gasolina, injecção mista, turbo, intercooler, 'start/stop'
Cilindrada: 1.984c
Potência: 290cv entre as 5.900 e as 6.400rpm
Binário: 350Nm (1.700-5.800rpm)
Velocidade máxima: 250km/h
Aceleração: 5,6 seg. 0-100km/h
Tracção: dianteira
Transmissão: auto DSG 6 veloc.
Consumo urbano: 8,3l/100km
Cons. extra-urbano: 5,4l/100km
Consumo médio: 6,5l/100km
Emissões CO2: 149g/km (Euro VI)

Outras versões:
Cupra 5p 290cv DSG 41.882€
Cupta ST 290cv DSG 43.032€


O novo SEAT Leon Cupra 290cv evoluiu em relação à anterior geração lançada há um ano, mas nada que se possa considerar revolucionário. Não obstante, as poucas alterações introduzidas no desportivo da marca espanhola reforçam o seu comportamento e competência em estrada, em especial no arranque e nas recuperações, e garantem uma condução mais emotiva.

Esteticamente, não há muita coisa de novo. O Leon Cupra 290cv segue as linhas equilibradas e elegantes do antecessor e está disponível nas mesmas variantes de carroçaria: três portas (SC), cinco portas e break (ST).

Novidade mesmo só o desenho específico das jantes de 19 polegadas pintadas em titânio bicolor, assim como as pinças de travão vermelhas com o logo Cupra e os vidros traseiros e laterais escurecidos.

No habitáculo, de aspecto sóbrio, os materiais e acabamentos são de boa qualidade. Os bancos desportivos em Alcântara oferecem várias regulações e permitem chegar facilmente à posição de condução ideal. Volante de base plana, quadro de instrumentos exclusivo, pedais e soleiras das portas com acabamento em alumínio e luzes de LED no piso dão ao interior do Cupra um toque "premium".

Onde este Cupra muda mesmo é em termos mecânicos dado que o motor aumentou de potência. Assim, em vez dos 280cv do antecessor, o 2.0 litros TSI de quatro cilindros passa para os 290cv. Acompanha este aumento um binário de 350Nm agora disponível numa faixa de rotações - 1.700 a 5.800rpm -, mais alargada.

Apesar destas melhorias, os desempenhos são quase idênticos com os zero aos 100km/h a cumprir 5,6 segundos com a caixa automática DSG e 5,8 segundos nas outras versões de gama.

O Leon Cupra 290cv recebe também um novo sistema de escape, mas que está disponível apenas com as carroçarias SC e de cinco portas. Não só é mais leve, mas a pressão também é mais baixa. O suficiente para aumentar o rendimento e garantir um som mais natural e dinâmico.

De série, o modelo traz controlo dinâmico do chassis com amortecedores adaptativos e vários modos de condução, diferencial autoblocante electrónico, que reduz a subviragem, e direcção eléctrica progressiva.

Destaque final para o perfil de condução Cupra, que torna o carro mais radical: muda a 'voz' do motor, a sensibilidade do acelerador, da direcção e das suspensões. O resultado é uma experiência única de condução.


Negócios em Barcelona, a convite da SEAT

destaquesOs modelos Cupra são uma história de paixão pelos automóveis que a SEAT começou há 20 anos.

Terramar - circuito histórico Inaugurado em 1923 e abandonado nos anos 50, Terramar, em Sant Pere de Ribes, Espanha, é o único circuito oval que se mantém em estado original. O lançamento do novo SEAT Leon Cupra foi pretexto para umas voltas históricas com Jordi Gené, piloto da SEAT Sport, ao volante do Cupra 290cv. 


Novo Museu Digital O novo Museu Digital da SEAT já está em funcionamento e recomenda-se. Em http://seat.com/digitalmuseum é possível descobrir alguns dos modelos mais emblemáticos da marca e visitar algumas salas do Centro Técnico e da Fábrica de Martorell. Há também um espaço para coleccionadores.
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