Notícia
Renault Espace: Mais conforto e tecnologia
A quinta geração dá ao Renault Espace outra dimensão, quer na filosofia, agora transformada em "crossover", quer em tecnologia.
Características
€44.540
Espace dCi 160 Twin Turbo nível Zen
Motor: gasóleo, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo turbo, injecção 'common rail'
Cilindrada: 1.598cc
Potência máx.: 160cv às 4.000rpm
Binário máx.: 380Nm às 1.750rpm
Velocidade máxima: 202km/h
Aceleração 0-100km/h: 9,9 seg.
Tracção: dianteira
Transmissão: automática de seis velocidades de dupla embraiagem
Consumo urbano: 5,0l/100km
Cons. extra-urbano: 4,4l/100km
Consumo combinado: 4,6l/100km
Emissões CO2: 120g/km (Euro VI)
Preços: dCi 130 Zen (5 lug.) - €42.040; dCi 160 Twin Turbo Initiale Paris (5 lug.) - €51.940 (versões de 7 lugares Zen mais €900 e €1.200 no Initiale Paris)
O Renault Espace foi pioneiro, na Europa, do conceito de monovolume, seguido depois pela generalidade dos construtores automóveis. Agora, volta a inovar e a querer redefinir os parâmetros do segmento ao evoluir para outro tipo de filosofia, a de "crossover", segundo os responsáveis da marca francesa.
Uma evolução acompanhada de muita tecnologia, em que tudo passa pelo designado sistema "Multi-Sense", através do qual é feito o controlo electrónico desde o motor e caixa de velocidades ao chassis e à suspensão, passando pelo conforto e pelas variadas funcionalidades de informação e ajuda à condução.
Mas as diferenças também estão no aspecto exterior, pois a nova geração Espace perdeu um pouco do ar de monovolume que caracterizava os anteriores modelos para assumir o novo estatuto de "crossover", com uma frente de maior imponência e a traseira de perfil mais consentânea com a nova identidade. Já no interior houve a preocupação de melhorar ainda mais a versatilidade e o conforto, tendo-lhe sido conferidos alguns pormenores que reforçam o bem-estar a bordo.
Disponível nas variantes de cinco e sete lugares, o novo Espace inova igualmente na forma de rebatimento dos bancos, com a modularidade "One-Touche". Graças a isso, o rebatimento dos bancos traseiros pode ser feito individualmente ou em conjunto a partir do porta-bagagens com o simples premir dos respectivos botões ou, então, no ecrã táctil do "tablet" R-Link 2.
Outro dos destaques nesta quinta geração é exclusividade que resulta da versão topo de gama denominada Initiale Paris, assinatura que na traseira substitui a palavra Espace, sob o losango. Distingue-se, fundamentalmente, no design exterior - cor metalizada preto ametista e jantes específicas de 19" -, e no conforto e particular cuidado do interior, patente, por exemplo, nos bancos dianteiros reguláveis em dez vias (das quais oito eléctricas) ou no sistema áudio Bose.
Nos motores, a novidade está na estreia do biturbo Diesel 1.6 dCi, de 160cv e consumos anunciados da ordem dos 4,6l/100 km. A alternativa é o já conhecido turbodiesel 1.6 dCi de 130cv. O motor a gasolina, também de 1.6 litros e 200cv, está disponível só por encomenda.
À venda em Portugal a partir da segunda quinzena de Maio, o Espace surpreende pelo conforto e pela confiança que transmite ao condutor mesmo em percursos mais sinuosos, em boa parte graças ao "4Control", o sistema de quatro rodas direccionais que dá uma mãozinha na melhoria do comportamento, sobretudo se exageramos um pouco mais nas curvas. Também o novo Diesel biturbo deu muito boas indicações, em todos os regimes.
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Destaques
Os princípios que orientaram a concepção do Novo Espace são idênticos aos aplicados na aviação.
Inspiração aeronáutica
O estilo e o interior do novo Renault Espace foram concebidos tendo por inspiração a aeronáutica, bem presente nas formas, por exemplo, da consola central e da própria alavanca da caixa de velocidades automática. Com isso, procurou-se dar um cheirinho a "cockpit" de avião.
Tablet R-Link 2
O painel de bordo é dominado pelo R-Link 2, um autêntico "tablet" de ecrã táctil, de 8,7 polegadas, por onde passa a escolha das funções possíveis, desde a navegação ao ar condicionado e ao rádio, ou ao próprio rebatimento dos bancos traseiros ou a opção de massagem nos dianteiros.
Negócios em Nimes (França), a convite da Renault