Notícia
Opel Insignia e Opel Mokka: Suavidade e potência
A Opel passa a dispor da melhor gama Diesel de sempre com a introdução de novos motores nos modelos Mokka e Insignia.
Características
€40.880
Opel Insignia 2.0 CDTi ST Cosmo
Motor: dianteiro transversal, gasóleo, 4 cilindros, 16 válvulas, turbodiesel, "common-rail"
Cilindrada: 1.956cc
Potência máx.: 170cv às 3.750rpm
Binário máx.: 400Nm às 2.500rpm
Velocidade máxima: 220km/h
Aceleração 0-100km/h: 9,4 seg.
Tracção: dianteira
Transmissão: manual 6 velocidades
Consumo urbano: 5,8l/100km
Cons. extra-urbano: 4,0l/100km
Consumo combinado: 4,7l/100km
Emissões CO2: 124g/km (Euro VI)
A Opel prossegue a renovação da sua gama de motores. Desta vez, a aposta recaiu no Mokka e no Insignia, que a partir do final de Maio recebem novos turbodiesel mais potentes e mais eficientes.
A grande novidade deste novo pacote mecânico é o turbodiesel 2.0 CDTi, de 170cv, reservado ao Opel Insignia, uma vez que o 1.6 CDTi, de 136cv, que passa agora a equipar o pequeno SUV da marca, já está disponível tanto no Astra como na Zafira Tourer. Seja como for, não deixa de ser interessante e relevante que o Opel Mokka veja o veterano 1.7 CDTi (130cv) ser substituído por um turbodiesel da nova geração, com todas as vantagens que daí advêm.
Além de mais potente - sempre são 6cv a mais - é menos poluente e os consumos situam-se em níveis mais simpáticos, para o que também contribuirá o sistema "pára-arranca" (start/stop). A marca anuncia 4,1 litros aos 100km na versão de tracção às rodas da frente e caixa manual de seis velocidades. Depois, não são de desprezar os menores índices de ruído e de vibrações, a que se junta a suavidade de funcionamento que o caracteriza.
Melhor relação
Mas o destaque principal vai para o turbodiesel 2.0 CDTi de 170cv, que passa a equipar o Insignia nas duas variantes que compõem a gama: a carroçaria de 4 portas e a familiar Sports Tourer. Embora com a mesma cilindrada, este novo motor diferencia-se claramente do anterior, pela maior potência e elevado binário de 400Nm, um valor que se mantém constante entre as 1.750 e as 2.500rpm. Trata-se, sem dúvida, de um motor que apresenta a melhor relação potência-prestações-consumos.
Uma das particularidades deste 2.0 CDTi de 170cv reside no facto de, pela primeira na Opel, o seu turbocompressor de geometria variável incorporar um accionador eléctrico em vez de um de vácuo, o que resulta numa resposta mais rápida.
Pormenores técnicos à parte, o que há também a realçar nesta nova motorização, que a partir da Primavera passará a equipar igualmente o Opel Zafira Tourer, é a sensação de conforto que transmite aos ocupantes, por ser silencioso e pelos baixos níveis de vibrações.
Ao volante
Disponível apenas com caixa manual de seis velocidades, o Opel Insignia 2.0 CDTi de 170cv convence por um conjunto de razões que se prendem sobretudo pela excelência deste seu novo motor, já que do ponto de vista estético ou de outras melhorias, nada há a assinalar.
Para o primeiro contacto com a nova aposta da Opel, fomos até Dublin, onde comprovámos as qualidades e o excelente desempenho deste turbodiesel de 170cv, que mostrou estar à altura, quer da Sports Tourer, quer do quatro portas, com uma boa resposta desde os regimes mais baixos às recuperações.
Negócios em Dublin (Irlanda), a convite Opel
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Destaques
A ofensiva da Opel até 2018 inclui o lançamento no mercado de 27 novos modelos e 17 novos motores.
Turbo com accionador eléctrico
Pela primeira vez num turbodiesel da Opel, o turbocompressor de geometria variável incorpora um accionador eléctrico, sendo esta uma das novidades do 2.0 CDTi de 170cv que equipa o Opel Insignia e partir da Primavera também estará disponível no Zafira Tourer.
Tracção à frente ou às quatro
Com o motor da nova geração 1.6 CDTi, de 136cv, que substitui o veterano 1.7 CDTi, de 130cv, o Opel Mokka está disponível apenas no nível de equipamento Cosmo e nas variantes de tracção à frente e quatro rodas motrizes, com preços de €27.310 e €29.810, respectivamente.