Notícia
Nissan NP300 Navara: Sofisticada e eficiente
A nova geração da Nissan Navara, designada NP300, combina a robustez de um 4x4 com a sofisticação e eficiência de um “crossover”. Acaba de ser eleita “Pick-up” Internacional do Ano 2016.
28 de Novembro de 2015 às 14:10
Características
Preço n.d.
NP300 Navara, pickup, cabina dupla, 190cv
Motor: dianteiro longitudinal, gasóleo, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, injecção directa, twin turbo intercooler
Cilindrada: 2.298cc
Potência: 190cv às 3.750rpm
Binário: 450Nm (1.500-2.500rpm)
Velocidade máxima: 180km/h
Aceleração máx.: 10,8s 0-100km/h
Tracção: 4WD
Transmissão: auto 7 velocidades
Ângulos: entrada 38º; saída 25,5º; ventral 22,1º; altura livre 219mm
Consumo urbano: 8,7l/100km
Cons. extra-urbano: 6,0l/100km
Consumo médio: 7,0l/100km
Emissões CO2: 183g/km (Euro VI)
Inicialmente considerados como veículos de estaleiro ou para actividades agrícolas, as "pick-up" competem hoje, cada vez mais, com os chamados "crossovers" ou utilitários-desportivos em termos de condução e conforto. É o caso da nova Nissan Navara, quarta geração do modelo, com a designação NP300, que tivemos a oportunidade de conduzir nas estradas - e fora delas -, da ilha de Maiorca.
Produzida na fábrica da Nissan em Barcelona, a NP300 Navara distingue-se no exterior pela nova dianteira com uma grelha cromada em V, grupos ópticos com luzes de dia em LED e luzes de direcção integradas nos retrovisores. De uma forma geral, tem um ar mais moderno e robusto.
Com 5,33 metros de comprimento (+11cm que a anterior), apresenta uma caixa mais comprida 67mm e oferece uma capacidade de carga superior a uma tonelada e de reboque de 3.500 quilos. Está disponível em duas versões: Cabina Dupla com cinco lugares e quatro portas e King Cab, com 2+2 lugares, dependendo da configuração atrás, e quatro portas, duas das quais de abertura antagónica.
Uma das principais novidades do novo modelo comparado à geração anterior é a sua suspensão mais civilizada, que beneficia o conforto e a estabilidade, sobretudo fora de estrada.
Chassis mais robusto, a Navara abandona assim a suspensão de molas de lâminas no eixo traseiro, que substitui por molas helicoidais e uma suspensão de cinco braços, mas somente nas versões de Cabina Dupla. A variante King Cab adopta uma evolução do anterior sistema de molas, que entre outros melhoramentos beneficia a redução de ruído em estrada.
A gama de motores é constituída por um Diesel de 2.3 litros dCi, com dois níveis de potência: 160 e 190cv, provenientes da aliança entre a Renault e a Nissan. É mais eficiente 24% no consumo e nas emissões que a anterior unidade. Para além da potência, a principal diferença entre os dois blocos reside no número de turbocompressores: um no de 160cv e dois no de 190cv.
De série têm acoplada caixa manual de seis velocidades, mas a versão de 190cv pode equipar uma automática de sete relações, em qualquer dos casos com redutora. A tracção é às duas e às quatro rodas.
Interior moderno e bem equipado, a Navara NP300 herda numerosos equipamentos tecnológicos dos utilitários-desportivos da marca. Entre eles, destaca-se o sistema Monitor 360º, de grande utilidade para as manobras de estacionamento, a travagem de urgência até 30km/h ou ainda o sistema de ajuda nas descidas HDC (Hill Descent Control).
A nova NP300 Navara chega ao mercado nacional só em Janeiro do próximo ano, altura em que serão divulgados os preços.
Destaques
A nova Navara eleva a fasquia, em termos de design e desempenhos, no segmento das "pick-up".
Aposta na qualidade e no conforto
O novo habitáculo da Navara representa uma forte aposta da Nissan em termos de qualidade e conforto. Totalmente redesenhado, o interior está ao melhor nível dos utilitários-desportivos: os bancos são confortáveis, tanto à frente como atrás, dispõe de climatização duas zonas com ventilação traseira e a insonorização é excelente.
"Pick-up" Internacional do Ano 2016
A Nissan NP300 Navara acaba de ser distinguida com o prémio de "Pick-up" Internacional do Ano 2016, numa cerimónia realizada em Lyon, França. Os jurados elogiaram o estilo exterior e interiores, as tecnologias inovadoras, o motor dCi de 2.3 litros e as impressionantes capacidades de carga e de reboque. (na foto, versão King Cab)
Negócios em Maiorca, a convite da Nissan
Preço n.d.
Motor: dianteiro longitudinal, gasóleo, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, injecção directa, twin turbo intercooler
Cilindrada: 2.298cc
Potência: 190cv às 3.750rpm
Binário: 450Nm (1.500-2.500rpm)
Velocidade máxima: 180km/h
Aceleração máx.: 10,8s 0-100km/h
Tracção: 4WD
Transmissão: auto 7 velocidades
Ângulos: entrada 38º; saída 25,5º; ventral 22,1º; altura livre 219mm
Consumo urbano: 8,7l/100km
Cons. extra-urbano: 6,0l/100km
Consumo médio: 7,0l/100km
Emissões CO2: 183g/km (Euro VI)
Inicialmente considerados como veículos de estaleiro ou para actividades agrícolas, as "pick-up" competem hoje, cada vez mais, com os chamados "crossovers" ou utilitários-desportivos em termos de condução e conforto. É o caso da nova Nissan Navara, quarta geração do modelo, com a designação NP300, que tivemos a oportunidade de conduzir nas estradas - e fora delas -, da ilha de Maiorca.
Produzida na fábrica da Nissan em Barcelona, a NP300 Navara distingue-se no exterior pela nova dianteira com uma grelha cromada em V, grupos ópticos com luzes de dia em LED e luzes de direcção integradas nos retrovisores. De uma forma geral, tem um ar mais moderno e robusto.
Com 5,33 metros de comprimento (+11cm que a anterior), apresenta uma caixa mais comprida 67mm e oferece uma capacidade de carga superior a uma tonelada e de reboque de 3.500 quilos. Está disponível em duas versões: Cabina Dupla com cinco lugares e quatro portas e King Cab, com 2+2 lugares, dependendo da configuração atrás, e quatro portas, duas das quais de abertura antagónica.
Uma das principais novidades do novo modelo comparado à geração anterior é a sua suspensão mais civilizada, que beneficia o conforto e a estabilidade, sobretudo fora de estrada.
Chassis mais robusto, a Navara abandona assim a suspensão de molas de lâminas no eixo traseiro, que substitui por molas helicoidais e uma suspensão de cinco braços, mas somente nas versões de Cabina Dupla. A variante King Cab adopta uma evolução do anterior sistema de molas, que entre outros melhoramentos beneficia a redução de ruído em estrada.
A gama de motores é constituída por um Diesel de 2.3 litros dCi, com dois níveis de potência: 160 e 190cv, provenientes da aliança entre a Renault e a Nissan. É mais eficiente 24% no consumo e nas emissões que a anterior unidade. Para além da potência, a principal diferença entre os dois blocos reside no número de turbocompressores: um no de 160cv e dois no de 190cv.
De série têm acoplada caixa manual de seis velocidades, mas a versão de 190cv pode equipar uma automática de sete relações, em qualquer dos casos com redutora. A tracção é às duas e às quatro rodas.
Interior moderno e bem equipado, a Navara NP300 herda numerosos equipamentos tecnológicos dos utilitários-desportivos da marca. Entre eles, destaca-se o sistema Monitor 360º, de grande utilidade para as manobras de estacionamento, a travagem de urgência até 30km/h ou ainda o sistema de ajuda nas descidas HDC (Hill Descent Control).
A nova NP300 Navara chega ao mercado nacional só em Janeiro do próximo ano, altura em que serão divulgados os preços.
Destaques
A nova Navara eleva a fasquia, em termos de design e desempenhos, no segmento das "pick-up".
Aposta na qualidade e no conforto
O novo habitáculo da Navara representa uma forte aposta da Nissan em termos de qualidade e conforto. Totalmente redesenhado, o interior está ao melhor nível dos utilitários-desportivos: os bancos são confortáveis, tanto à frente como atrás, dispõe de climatização duas zonas com ventilação traseira e a insonorização é excelente.
"Pick-up" Internacional do Ano 2016
A Nissan NP300 Navara acaba de ser distinguida com o prémio de "Pick-up" Internacional do Ano 2016, numa cerimónia realizada em Lyon, França. Os jurados elogiaram o estilo exterior e interiores, as tecnologias inovadoras, o motor dCi de 2.3 litros e as impressionantes capacidades de carga e de reboque. (na foto, versão King Cab)
Negócios em Maiorca, a convite da Nissan