Notícia
Unidade de telecomunicações do Softbank afunda na estreia em bolsa
A unidade de telecomunicações móveis da Softbank afundou na sua estreia em bolsa. “Desapontante” é assim que os analistas qualificam a entrada em bolsa.
A Softbank Corp, unidade de telecomunicações móveis da tecnológica japonesa Softbank, captou 2,6 biliões de ienes (20 mil milhões de euros) com a venda das acções na oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês).
A estreia das acções do Softbank Corp decorreu esta quarta-feira, 19 de Dezembro. E não foi animador. Os títulos deslizaram 14,5% face ao preço a que as acções foram vendidas no IPO.
Os analistas realçam que a estreia foi desapontante, mas não foi propriamente surpreendente.
Cada acção do Softbank Corp foi vendida por 1.500 ienes, o que colocou esta operação como uma das maiores de sempre. A avaliação de 20 mil milhões de euros, ou 23 mil milhões de dólares, compara com os 25 mil milhões de dólares conseguidos pelo gigante chinês Alibaba, em 2014. Já o Facebook estreou-se, em 2012, a valer 16 mil milhões.
Os analistas consultados pela BBC acreditam que o Softbank tem espaço para valorizar em bolsa. O que deverá acontecer quando os investidores perceberem melhor quanto vale a unidade de telecomunicações do grupo japonês.