Notícia
Saudi Aramco engorda IPO recorde para 29,4 mil milhões
A empresa exerceu o direito de vender mais 450 milhões de ações, aumentando o valor do IPO que já era recorde.
A petrolífera saudita Saudi Aramco anunciou este domingo que exerceu o direito de vender mais 450 milhões de ações, aumentando o valor do seu IPO para 29,4 mil milhões de dólares.
Inicialmente, a petrolífera estatal levantou 25,6 mil milhões de dólares na sua oferta pública inicial, em dezembro, vendendo 3 mil milhões de ações a 32 riyals, o que já a havia tornado a maior operação de sempre deste género.
Na altura, porém, a empresa indicou que ainda poderia exercer a opção de "over-allotment" passados 30 dias da entrada em bolsa, uma opção que dá às empresas a possibilidade de venderem mais ações, para dar resposta à forte procura durante o IPO.
As ações da petrolífera da Arábia Saudita têm registado uma forte volatilidade em bolsa nas últimas sessões, devido às preocupações geopolíticas decorrentes da tensão entre os Estados Unidos e o Irão depois do assassinato do general Qassem Soleimani no Iraque.
Os títulos caíram para os 34 riyals no passado dia 8 de janeiro – o nível mais baixo desde a entrada em bolsa a 11 de dezembro de 2019 – mas fecharam nos 35 riyals no dia seguinte.
O valor de fecho da última sessão avalia a cotada em 1,87 biliões de dólares