Notícia
Quem são os milionários da criptomoeda
Forbes publica a primeira lista dos mais ricos do mundo das moedas virtuais.
Chris Larsen
Joseph Lubin
Changpeng Zhao
Cameron & Tyler Winklevoss
Matthew Mellon
Brian Armstrong
Matthew Roszak
Anthony Di Iorio
Brock Pierce
Michael Novogratz
Brendan Blumer
Dan Larimer
Valery Vavilov
Charles Hoskinson
Brad Garlinghouse
Barry Silbert
Vitalik Buterin
Tim Draper
Song Chi-Hyung
A revista Forbes, conhecida pelos rankings das pessoas mais ricas do mundo, publicou o primeiro ranking dos milionários em criptomoedas. Chris Larsen, fundador da moeda virtual ripple, rival do bitcoin, ocupa o primeiro lugar desta lista, com um fortuna de 8 mil milhões de dólares em moedas virtuais.
O ranking da Forbes é composto por 19 nomes - para entrar no ranking é necessário ter mais de 350 milhões de dólares em criptomoedas - tais como o do executivo da Goldman Sachs e cofundador da Ethereum, Joseph Lubin, e os mediáticos gêmeos Winklevoss - que acusaram Mark Zuckerberg de ter lhes roubado a ideia do Facebook.
Esta lista tende a ser muito volátil, tal como a cotação diária das criptomoedas que em Janeiro de 2018 desceu 10,25% no caso do bitcoin; 12,62% para o ether; e 16,75% para o ripple. A volatilidade do ouro, por exemplo, no mesmo período foi inferior a 1%.
A Forbes revista estima os valores em intervalos já que, como explica, é difícil indicar uma quantidade exacta, uma vez que não é necessário revelar a identidade ao comprar criptomoedas e muitos proprietários não fazem prova da sua riqueza ou preferem não se expor por razões de segurança e privacidade. "Baseamos os nossos cálculos e números em valores de portfólio de criptomoedas (alguns revelaram provas da sua fortuna), lucros depois de impostos e participações em negócios relacionados com moedas digitais", explica a Forbes.
Acrescentando que esta "primeira lista de criptomilionários oferece uma fotografia de um momento chave, uma parte da transparência necessária para tirar as moedas da sua origem como um ativo desconhecido", afirmou o editor-chefe da Forbes, Randall Lane. "Fortunas desta magnitude não devem ficar escondidas nas sombras."
A revista acrescenta que há cerca de 1.500 tipos de criptomoedas diferentes com um valor aproximado de 550 mil milhões de dólares, 31 vezes mais que no princípio de 2017.