Notícia
Novo antidepressivo impulsionou ações da Axsome Therapeutics. Dispararam 3.600% em 2019
A farmacêutica especialista no tratamento de doenças cerebrais foi a que mais valorizou em 2019, entre as cotadas dos principais índices de todo o mundo. Só no mês de dezembro, as ações da Axsome subiram quase 200%.
A Axsome Therapeutics, uma empresa farmacêutica que se dedica ao desenvolvimento do tratamento de doenças que afetem o sistema nervoso central, viu as suas ações valorizarem 3.600% durante o ano que agora finda.
A justificar esta subida esteve o desenvolvimento do seu medicamento experimental principal AXS-05, para amenizar os sintomas da depressão, que foi conseguindo registar resultados positivos nos testes a que foi sujeito durante o ano.
O medicamento foi considerado seguro e bem tolerado, sem efeitos secundários relevantes, segundo a Bloombeg que citou um comunicado emitido pela própria farmacêutica.
Neste mês, o comprimido foi sujeito a um novo teste – a terceira fase de testes oficiais - e a Axsome disse que o medicamento tem estado a funcionar e a melhorar a comunicação entre as células cerebrais, aumentando os níveis de serotonina, noradrenalina e dopamina, que ajudam a regular o humor.
Quase todos os antidepressivos no mercado hoje possuem efeitos secundários, como psicose, tendências suicidas ou sonolência. No entanto, os recentes testes ao AXS-05 não mostraram qualquer tipo de efeito colateral, numa experiência feita a mais de 300 pacientes.
Se for aprovado, o AXS-05 iria competir com outros antidepressivos como o Wellbutrin, o Buproprion e o Prozac, que têm sempre alguns efeitos secundários.
O ano da Axsome Therapeutics foi marcado pelo desenvolvimento deste medicamento e as suas ações foram negociando consoante a aprovação nos testes a que foi sendo sujeito.
No entanto, as ações da farmacêutica tiveram outro empurrão, em dezembro, quando a empresa anunciou que planeava vender ações ordinárias, sujeitas a condições de mercado, numa oferta pública. Além disso, a Axsome pretende conceder aos subscritores uma opção de 30 dias para comprar até 15% adicionais das ações ordinárias oferecidas na oferta pública.
A empresa disse que ia usar esse encaixe para financiar outros produtos em fase de testes e para fins corporativos. Em carteira, a empresa tem outros medicamentos para tratar outras doenças mentais, como o AXS-12, para tratar a narcolepsia e o AXS-07, para combater a enxaqueca.