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Fabricante de hambúrgueres sem carne dispara 36% com boas vendas

A norte-americana Beyond Meat, que faz hambúrgueres sem carne, em alternativa à vaca, porco e aves, escalou 170% no seu primeiro dia de negociação em Wall Street. E não se ficou por aqui.

Reuters
07 de Junho de 2019 às 15:19
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A Beyond Meat, empresa que faz hambúrgueres sem carne, estreou-se no passado dia 2 de maio na bolsa norte-americana com grande destaque. Cotada no índice tecnológico Nasdaq, a Beyond Meat, que apresenta hambúrgueres alternativos à carne de vaca, porco e aves, arrancou a negociar nos 46 dólares, o que representou um salto de 84% face ao valor definido para a oferta pública inicial (25 dólares). Poucas horas depois de ter começado a transacionar em Wall Street, a empresa chegava aos 67 dólares, uma escalada de 170%.

 

Mas não se ficou por aqui. Hoje segue a somar 36% face à véspera, para 135,80 dólares, impulsionada pelos bons resultados trimestrais e pelas perspetivas otimistas para o conjunto de 2019, uma vez que estima que as vendas possam ficar acima dos 210 milhões de dólares este ano – superando as projeções dos analistas, que apontavam para uma faturação média de 205 milhões.

 

No ano passado, o volume de negócios da empresa foi de 88 milhões de dólares.

 

A Beyond Meat tinha dito que as suas ações entrariam em bolsa a valer entre 19 e 21 dólares. O facto de se ter estabelecido um preço acima (os 25 dólares) significa que é grande a procura por esta empresa em bolsa.

 

"Este aumento (do preço) mostra a atual força da procura por proteína de base vegetal, à medida que cada vez mais consumidores se viram para alternativas à carne no sentido de manterem regimes alimentares mais saudáveis e diminuírem o seu impacto no ambiente", destacava há um mês a CNN.

 

Além disso, são cada vez mais os adeptos do vegetarianismo e da cultura vegan, que defendem uma harmonia do Homem com toda a natureza, onde se incluem conceitos éticos como não matarem para comer ou para se vestirem.

 

"Ficámos impressionados com o interesse de algumas das instituições de maior relevo no mundo", comentou à CNN o CEO da Beyond Meat, Ethan Brown. E este é, de facto, um mercado com grande potencial de crescimento. "Estamos realmente numa época de crescimento ilimitado", sublinhou.

 

A título de exemplo, a Impossible Foods, principal concorrente da Beyond, tem-se debatido para atender à crescente procura pelos seus produtos.

 

No início de maio, a Impossible – que desenvolve substitutos de base vegetal para carne e produtos lácteos – disse que estava a registar uma escassez de produto devido ao crescente interesse.

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