Notícia
Dona da Zara afunda 6% após Morgan Stanley cortar avaliação
As acções da Inditex estão a cair mais de 6%, para mínimos de seis meses, depois de o Morgan Stanley ter cortado a recomendação e o preço-alvo que atribui aos títulos da retalhista.
A Inditex, dona da Zara, está a cair mais de 6%, para mínimos de seis meses. É assim que as acções da empresa liderada por Amancio Ortega estão a responder ao corte da avaliação atribuída pelo Morgan Stanley aos títulos da retalhista.
As acções da Inditex estão a cair 6,29% para 24,51 euros, o valor mais baixo desde Fevereiro. Uma queda que está a arrastar o sector retalhista europeu para o pior desempenho no Velho Continente.
O banco reduziu o preço-alvo para 21 euros, face aos 26 euros anteriores. No arranque do ano, a média dos analistas apontava para uma avaliação de 35 euros.
"A Inditex ainda é uma das melhores retalhistas mundiais, mas a gestão dos investimentos tem vindo a degradar-se", afirmaram os analistas Geoff Ruddell e Amy Curry, numa nota enviada aos clientes. "E não pensamos que isto esteja devidamente reflectido nas estimativas ou nos múltiplos que o mercado está a aplicar", referem.
Os analistas aplaudem o desempenho "fantástico" da empresa ao abrir mais de 6.000 lojas e se ter expandido para 63 países desde 2001, mas salientam que os problemas têm vindo a acumular-se. O banco considera que as decisões estratégicas da Inditex devem contribuir menos para o crescimento das vendas no futuro. E que a empresa não ficará imune à pressão dos custos gerada pelas vendas online.