Outros sites Medialivre
Notícia

Rui Diniz: "Vejo o risco de não aceitarmos o desafio da transição digital"

O presidente executivo da CUF afirma que, "como país, temos claramente que ganhar a batalha da produtividade". E que existe o "risco de inércia" na transição digital e ambiental.

01 de Março de 2022 às 11:30
O presidente executivo da CUF é o convidado das Conversas com CEO. Pedro Catarino
  • Partilhar artigo
  • ...
A conversa versou sobretudo o setor da saúde e os desafios na área da sustentabilidade que esta área de negócio enfrenta. Contudo, a forma como o país vai encarar o próximo ciclo económico foi também determinante na entrevista a Rui Diniz, presidente executivo do grupo CUF.

"Nós como país temos claramente que ganhar a batalha da produtividade. A produtividade é absolutamente decisiva para, dessa forma, podermos também ter salários mais adequados", explica o responsável máximo dos hospitais CUF no episódio das Conversas com CEO que estará disponível esta quarta-feira no site do Jornal de Negócios.

Para Rui Diniz, é "fundamental estarmos centrados no up-skilling e no re-skiling das pessoas" para alcançar essa maior produtividade e sustentabilidade nas empresas, o que permitirá "o re-skiling a alguns dos colaboradores que hoje estão em funções de menor valor acrescentado para irem para outras funções com mais valor e, dessa forma, acrescentarem mais valor à economia".

Numa conversa com a jornalista Helena Garrido sobre os três pilares da sustentabilidade - ambiental, social e de governação (ESG) -, no âmbito da Iniciativa Negócios Sustentabilidade 20|30, o gestor explicou também que vê com preocupação o risco de Portugal falhar os desafios que tem pela frente.

No entender de Rui Diniz, existe o risco de "não aceitarmos o desafio da transição digital e ambiental"."Vejo o risco de não aceitarmos o desafio. O maior risco é o risco de inércia.Temos que juntar forças e fazer. O maior risco é não avançarmos", conclui.

O terceiro episódio do podcast Conversas com CEO será publicado esta quarta-feira, dia 02 de março, no site do Jornal de Negócios. A conversa será também publicada nesse mesmo dia na edição em papel.

O CEO da CUF revelou também detalhes sobre as candidaturas a que o grupo hospitalar se apresentou no âmbito do PRR e reconheceu que, no atual contexto,  a cibersegurança é uma das áreas mais críticas para as empresas.







O que são as Conversas com CEO?


novo podcast do Jornal de Negócios, conduzido pela jornalista Helena Garrido, surge no quadro do Conselho Estratégico do Negócios Sustentabilidade 20 30.

O objetivo é dar voz aos principais gestores e líderes empresariais do nosso país, olhando para o tema da sustentabilidade e para as práticas que estão a ser introzidas nas diferentes empresas e setores.

Semanalmente, um novo CEO olhará para o país e para as mudanças que a sociedade enfrenta dando a sua visão sobre o futuro próximo.

O conselho estratégico é mais um dos braços do Negócios Sustentabilidade 20 30, uma iniciativa do Jornal de Negócios para a década. O podcast Conversas com CEO é um passo mais no aprofundamento do debate.

O Jornal de Negócios lançou, em 2020, o maior ciclo de Talks e de conteúdos editoriais em Portugal em matérias de Sustentabilidade, divulgando os desafios e as boas práticas nas diferentes áreas: ambientalsocial e governance.

A segunda edição desta iniciativa  arrancou em 2021 com uma ambição reforçada, com mais informação e uma aposta em novos formatos de discussão.

No ano de lançamento, em 2020, o projeto contou com 8 Talks sobre Sustentabilidade, mais de 48 speakers entre comissários europeus e outros governantes, CEO de empresas e os maiores especialistas nas várias vertentes ESG, mais de 200 notícias e outros conteúdos e mais de 4 milhões de visualizações desses mesmos conteúdos.

A iniciativa Negócios Sustentabilidade 20 30 e o Prémio Nacional de Sustentabilidade contam com o Alto Patrocínio da Presidência da República.

Mais notícias