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Mostrar que é possível viajar de norte a sul do país de forma sustentável e com maior impacto na comunidade é o objetivo da Viagem pelo Clima, a iniciativa que visa mobilizar a sociedade portuguesa para a causa das alterações climáticas.
Os vencedores desta segunda edição, cujas candidaturas estão abertas até 31 de março, vão participar na Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP29), que decorre em novembro no Azerbaijão.
Organizada pela Get2C em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, a iniciativa envolve diretamente a comunidade e os municípios portugueses, de norte a sul do país. Para Francisco Teixeira, managing partner da Get2C, "a primeira edição da Viagem pelo Clima foi um sucesso. Os números deixam-nos muito orgulhosos. Todo o ecossistema que rodeou a Viagem pelo Clima deu-nos motivação e motivos muito fortes para continuarmos: os municípios, os parceiros, as equipas, as pessoas com quem nos cruzámos nos vários desafios ao longo do país fazem a diferença no caminho da neutralidade carbónica e são o motor desta iniciativa".
Ao longo de 14 dias, esta viagem vai colocar em competição três equipas de quatro pessoas que deverão completar um percurso de norte a sul de Portugal, passando por nove municípios da forma mais sustentável possível e, principalmente, com o maior impacto positivo nas comunidades.
"As equipas irão cruzar-se e interagir com centenas de pessoas e negócios locais, sensibilizando-os para a necessidade de alterarem alguns comportamentos, ensinando e educando como podem fazê-lo. Vão dar palco a pessoas e projetos inspiradores que motivem e incentivem outras a seguir o mesmo caminho", sublinha, por sua vez, Maria João Ramos, gestora da iniciativa. "Se conseguirmos que uma parte destas pessoas com quem vamos estar e falar entendam que a sua ação individual conta e faz diferença já estaremos a cumprir o nosso papel", acrescenta a responsável.
Nesta viagem, as três equipas vão competir entre si e todas as suas escolhas ao nível de alimentação, transportes e consumo de água serão monitorizadas. Para isso, a competição é estruturada como um jogo e recorre a uma moeda fictícia, denominada "Clima", para a gestão de recursos e avaliação dos resultados.
Ao longo da viagem, as equipas deverão desenvolver alguns desafios nos municípios parceiros do projeto de forma a envolver a comunidade rumo à descarbonização do planeta e ainda convidar os negócios e as pessoas da região a calcular a sua pegada de carbono de forma totalmente gratuita através de uma app desenvolvida pela Get2C. O impacto gerado nestes momentos será decisivo na definição dos vencedores.
Segundo Maria João Ramos, a iniciativa aposta no poder da comunicação: "Com os momentos chave e desafios em cada município iremos envolver as pessoas, as escolas, os negócios, definindo parcerias e promovendo também o comércio local, consciencializando a comunidade". Pois, "é fundamental que as pessoas mudem hábitos no seu dia a dia e compreendam o seu próprio impacto, porque as nossas escolhas têm o poder de influenciar o rumo do planeta e essa é a principal mensagem".
A equipa vencedora será a que completar os momentos e desafios colocados pela organização causando o maior impacto e chegando ao maior número de pessoas, mas também a que fizer o percurso da forma mais sustentável, ou seja, a que gastar menos "Climas".
Os elementos que compõem as equipas deverão ter mais de 18 anos (não há limite de idade), e ter disponibilidade para viajar durante 14 dias no mês de setembro. Competências audiovisuais para produção e edição de vídeos, competências de comunicação oral e escrita e domínio falado e escrito de português e inglês são valorizadas, mas não são obrigatórias nem motivo de exclusão.