Outros sites Medialivre
Notícia

Plataforma ajuda PME a preparem Passaporte Digital do Produto

A Test Bed Green Tech Lab vai apoiar mais de 50 PME a criarem os seus projetos em conformidade com a nova legislação europeia.

12 de Dezembro de 2024 às 10:33
  • Partilhar artigo
  • ...

Cerca de 50 PME vão poder criar e testar os seus projetos para darem resposta ao Passaporte Digital do Produto, requisito obrigatório na União Europeia (UE) a partir de 2026 para trazer mais transparência sobre os aspetos ambientais e de sustentabilidade dos produtos colocados à venda no mercado europeu. 

 

A plataforma Test Bed Green Tech Lab, na fase piloto, pretende oferecer suporte tecnológico para ajudar empresas a alinhar práticas com as regulamentações europeias que irão impactar todos os setores a partir de 2026, ao abrigo do Regulamento de Ecodesign para Produtos Sustentáveis.

 

"A Greentech Lab foi criada com o propósito de ser uma ferramenta estratégica para as PME que enfrentam os desafios da transição para práticas mais sustentáveis e a conformidade com as exigências regulamentares. A nossa plataforma permite que as empresas experimentem, validem e adaptem os seus produtos às normas e requisitos de sustentabilidade que entrarão em vigor em breve, especialmente o Passaporte Digital do Produto", explica João Pedro Pinto, partner da Aliados Consulting, promotora da ferramenta, ao Negócios.

 

A plataforma visa atuar como um ponto de convergência entre tecnologia, conhecimento científico e o setor empresarial, oferecendo acesso a uma jornada que irá permitir trabalhar e obter dados que possibilitem a obtenção do passaporte digital do produto.  "O nosso objetivo é capacitar as empresas para que vejam a sustentabilidade não como uma imposição, mas como uma oportunidade de se diferenciarem no mercado e de responderem às crescentes expectativas dos consumidores e dos investidores. É fundamental que as PME estejam na linha da frente desta transformação e a nossa plataforma está aqui para facilitar esse processo", refere João Pedro Pinto. Acrescentando que "entendemos que muitas PME têm recursos limitados e necessitam de apoio especializado para fazer esta transição de forma eficiente e competitiva".

 

Nesta fase piloto, as PME testam gratuitamente a plataforma digital focada na experimentação e validação de produtos sustentáveis e processos inovadores.  A Aliados Consulting conta já com mais de 20 empresas participantes.

 

As PME certificadas interessadas em participar nesta fase de lançamento devem submeter uma manifestação de interesse através do email hello@aliados.consulting para que lhes possa ser facultado o formulário de candidatura.

 

 

 

Mais notícias