- Partilhar artigo
- ...
Uma nova parceria internacional visa melhorar os alertas precoces de tempestades de areia e poeira. A parceria apoiará os centros regionais da Organização Meteorológica Mundial (OMM) que se dedicam às tempestades de areia e poeira e está a ser iniciada com o apoio financeiro da Arábia Saudita de até 10 milhões de dólares durante os primeiros cinco anos.
A parceria engloba os centros regionais localizados em Espanha, Arábia Saudita, China e Barbados.
Para além do financiamento inicial da Arábia Saudita, o apoio financeiro à aliança será assegurado pelos centros regionais de previsão de poeiras e tempestades de areia, bem como por organizações afiliadas da ONU, organizações regionais e outras fontes de financiamento.
Segundo a OMM, os benefícios de uma cooperação reforçada e internacional incluem, entre outros, a melhoria das previsões através da partilha de dados e de conhecimentos especializados, o reforço da investigação sobre os aerossóis de poeiras e os seus efeitos no clima, no tempo e nos ecossistemas, e o desenvolvimento de medidas específicas para reduzir os impactos das tempestades de areia e poeiras.
O plano estratégico de implementação desta parceria centra-se no aproveitamento dos conhecimentos especializados, dos recursos humanos e das capacidades tecnológicas disponíveis a nível regional.
Esta parceria global para centros regionais dedicados a poeiras e tempestades de areia "é um passo fundamental para atenuar os impactos das poeiras e tempestades de areia através de melhores sistemas de alerta precoce", afirma Ayman Salem Ghulam, diretor executivo do Centro Nacional de Meteorologia da Arábia Saudita e Representante Permanente junto da OMM. "Contribuirá grandemente para os esforços de desenvolvimento sustentável, para a proteção do ambiente e para a melhoria da qualidade de vida", acrescentou.
Segundo a OMM, muitos países e regiões em todo o mundo são afetados por tempestades de areia e poeira, com impacto em cerca de 330 milhões de pessoas em todo o mundo.
São emitidas anualmente cerca de 2 mil milhões de toneladas de poeiras, o equivalente a 307 Pirâmides de Gizé, sendo que mais de 80% provém dos desertos do Norte de África e do Médio Oriente.
As atividades humanas e a má gestão dos solos são responsáveis por 25-50% das emissões globais de poeiras.
A OMM destaca também que as tempestades de areia e poeira têm impactos significativos em vários setores socioeconómicos e ambientais, na saúde humana, nos setores da aviação e dos transportes terrestres, na segurança e na qualidade de vida.