- Partilhar artigo
- ...
No âmbito do processo de criação do futuro plano nacional de investimento ecologicamente responsável, denominado Novo Pacto Verde (NPV), estão a ser realizadas sessões presenciais e de auscultação online dos cidadãos, do poder local, das organizações da sociedade civil, da academia e das empresas.
O objetivo é recolher a participação de todos para a criação de uma estratégia de longo prazo para o investimento verde em Portugal.
Inspirado pelo Pacto Verde da União Europeia, o NPV pretende apresentar uma visão estruturada de longo prazo (2030), com propostas discutidas, consensualizadas e defendidas pela sociedade portuguesa.
Com estas sessões, pretende-se identificar desígnios comuns, necessidades coletivas prioritárias e apontar soluções e caminhos que suportem políticas públicas futuras em matéria de ambiente.
Entre as áreas prioritárias já identificadas estão a qualidade de vida com a natureza; cidadãos ativos e capacitados para a transição verde e justa; pacto para a água; mobilidade coletiva, ativa e partilhada acessível a todas as pessoas; energia Verde para todos; e pessoas e territórios seguros e adaptados às alterações climáticas.
Tendo como meta a transição ambiental em Portugal, "o NPV irá identificar os setores-chave e as soluções que permitem fazer face à emergência climática, assegurando, nomeadamente, a existência de infraestruturas, competências e processos adequados para os desafios atuais e futuros, a solidez da qualificação e da formação da população, a criação de empregos verdes, valorizando a coesão territorial e a valorização do capital natural", pode ler-se na nota enviada pela Secretaria Geral do Ambiente.
A Unidade de Missão criada para coordenar este processo é composta por representantes dos vários ministérios, academia e organizações da sociedade civil.
Os interessados em participar nesta auscultação poderão faze-lo em sessões presenciais abertas, cujo calendário está disponível em www.novopactoverde.pt, ou online, através do questionário que se encontra no mesmo site.
Depois desta fase de participação pública, seguir-se-á um processo de integração dos contributos recebidos e de elaboração de uma proposta de versão final do NPV.