Outros sites Medialivre
Notícia

Guimarães promove partilha de boas práticas sustentáveis entre municípios

Iniciativa visa troca de conhecimento nas áreas de gestão energética e ações climáticas. A cidade foi eleita recentemente Capital Verde Europeia 2026.

10 de Dezembro de 2024 às 11:31
  • Partilhar artigo
  • ...

O município de Guimaraes vai promover a partilha de boas práticas na área da sustentabilidade entre municípios e ‘stakeholders’, com vista à implementação de planos de ação nas áreas de gestão energética e ações climáticas rumo à sustentabilidade e neutralidade carbónica.

Nesta linha, o Laboratório da Paisagem acolhe, no próximo dia 20 de dezembro, a Jornada de Capacitação Municipal, iniciativa integrada no âmbito do projeto OwnYourSECAP financiado pelo Programa LIFE da União Europeia.

Durante o evento, os participantes podem contar com a realização de cinco workshops interativos, nos quais serão abordados temas estratégicos para os municípios, nomeadamente "Rumo à eficiência energética"; "Energia no centro da estratégia local"; "Transformar planos em ações"; "Envolvimento das partes interessadas"; e "Neutralidade carbónica: da teoria à prática".

As ações serão promovidas pela RdA Climate Solutions, ADENE, Câmara Municipal de Guimarães, Laboratório da Paisagem de Guimarães e Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG).

Joaquim Carvalho, diretor municipal de Intervenção do Território Ambiente e Ação Climática da Câmara Municipal de Guimarães, refere que, além de promover o envolvimento das autoridades locais na implementação dos seus planos rumo à sustentabilidade e neutralidade carbónica, a iniciativa visa "utilizar a nossa experiência para transformar esses planos em ações concretas e impactantes para a comunidade".

Recorde-se que Guimarães foi eleita recentemente Capital Verde Europeia 2026. O título reconhece a trajetória levada a cabo pelo município com o objetivo de atingir a neutralidade carbónica até 2030, através de projetos e iniciativas de sustentabilidade com a comunidade local no centro desta transição.

Além disso, indica o município, a cidade tem mais de uma década de trabalho na transição climática, "com um amplo portfólio de iniciativas ambientais que já valeram reconhecimento internacional".

Mais notícias