Outros sites Medialivre
Notícia

Guimarães vai ser Capital Europeia Verde em 2026

Cidade foi distinguida pelo compromisso do município com a sustentabilidade ambiental. É a segunda cidade portuguesa a obter o título, depois de Lisboa o ter alcançado em 2020.

28 de Novembro de 2024 às 08:00
  • Partilhar artigo
  • ...

Guimarães acaba de ser eleita Capital Verde Europeia 2026. O prémio foi atribuído esta quarta-feira, em Valência, Espanha, cidade que detém a distinção de Capital Verde Europeia 2024.

A cidade portuguesa concorria com Heilbronn (Alemanha) e Klagenfurt (Áustria). No ano passado, já tinha chegado às três cidades finalistas. Com esta distinção, Guimarães é a segunda cidade portuguesa a obter o título, depois de Lisboa o ter recebido em 2020.

No âmbito do prémio, o município de Guimarães irá receber um apoio financeiro que será aplicado em projetos e iniciativas de sustentabilidade.

Ao longo das diversas fases do prémio, o painel responsável pela avaliação das candidaturas a Capital Verde Europeia 2026 destacou Guimarães pelo seu "desempenho excecional" em sete parâmetros ambientais: qualidade do a; ruído; água; biodiversidade, áreas verdes e uso do solo; resíduos e economia circular; alterações climáticas: mitigação; e alterações climáticas: adaptação.

Segundo o município, a candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia é sustentada por mais de uma década de trabalho na transição climática, focada nas sete áreas de indicadores ambientais definidas pela Comissão Europeia.

O município vimaranense é uma das 100 cidades europeias comprometidas com a neutralidade climática até 2030, "evidenciando um esforço conjunto entre a comunidade local, o setor privado, a academia e a administração municipal", pode ler-se na nota divulgada. De salientar o Plano Estratégico e Ecossistema de Governação Guimarães 2030, que promove uma gestão ambiental integrada e multidisciplinar, envolvendo vários setores da sociedade.

Neste ponto, o município destaca a ação do Laboratório da Paisagem e do programa PEGADAS, através dos quais Guimarães tem promovido a sensibilização para questões ambientais, incentivando comportamentos mais sustentáveis entre os cidadãos e as escolas. Outros projetos em destaque são o Desporto Carbono Zero e o Bairro C, que visam a descarbonização e a criação de comunidades sustentáveis.

O município garante que dará continuidade aos projetos de revitalização da cidade, promoção de novas iniciativas com vista à neutralidade climática até 2030, assim como a iniciativas para a melhoria de condições do território, gestão de resíduos e proteção da biodiversidade.

 

 

Mais notícias