Outros sites Medialivre
Notícia

Circularidade no setor automóvel europeu acelera com 140 milhões de euros

Nova parceria visa apoiar a indústria automóvel europeia na sua jornada para a circularidade em todo o ciclo de vida do produto. Assegurar o fornecimento de matérias-primas é um dos principais desafios.

04 de Outubro de 2024 às 10:46
Renault Group & SUEZ ©LAVARDE, Marianne
  • Partilhar artigo
  • ...

O Grupo Renault e a SUEZ, empresa global de reciclagem e valorização de resíduos, unem esforços para promover a circularidade no setor automóvel europeu.

Para tal, a SUEZ adquire uma participação de 20% na The Future Is NEUTRAL, do Grupo Renault, que passa a deter 80% da empresa. Através desta operação, a The Future Is NEUTRAL recebe 140 milhões de euros dos seus dois acionistas para reforçar e alargar a sua atividade ao serviço de toda a indústria automóvel europeia.

A transferência de participação e as contribuições serão efetuadas após a obtenção das autorizações regulamentares necessárias.

A parceria a longo prazo inclui a reciclagem de resíduos metálicos e a recuperação de veículos em fim de vida, com acordos estratégicos destinados a apoiar a transição ecológica no setor automóvel. O objetivo é colocar a The Future Is NEUTRAL entre os pioneiros da economia circular da indústria automóvel.

"O nosso investimento conjunto permitir-nos-á acelerar a oferta de uma plataforma aberta de economia circular que satisfaça as necessidades de todos os intervenientes na indústria automóvel, em atividades em crescimento. Estamos a fazê-lo reforçando as operações existentes e criando novas soluções de reciclagem em circuito fechado, de carro para carro", afirma Luca de Meo, CEO do Grupo Renault.

Para além do contributo das especialidades individuais, em conjunto, os dois grupos desenvolverão a conceção para reciclagem, logística inversa, gestão de resíduos de veículos e reciclagem automóvel em circuito fechado.

"Assegurar o fornecimento de matérias-primas secundárias é um dos principais desafios que o setor automóvel tem de enfrentar nos próximos anos. A nossa experiência em reciclagem e recuperação de resíduos permitir-nos-á apoiar a transformação do setor à medida que este transita para uma maior circularidade e reduz a sua dependência de matérias-primas virgens", explica Sabrina Soussan, CEO da SUEZ.

A The Future Is NEUTRAL oferece soluções globais de economia circular para todos os intervenientes do setor automóvel - construtores automóveis, fabricantes de equipamentos, distribuidores, seguradoras e clientes privados.

E também para todas as etapas do ciclo de vida do veículo: materiais reciclados para a produção; peças reutilizáveis, recondicionadas e remanufaturadas; serviços de recolha, gestão e recuperação de veículos em fim de vida.

"O investimento da SUEZ na The Future Is NEUTRAL é um marco decisivo no nosso plano de abertura a toda a indústria automóvel. Com o apoio dos nossos dois acionistas, poderemos confirmar o nosso plano de crescimento que visa alargar e massificar as nossas soluções, tornando-as ainda mais competitivas", salienta Jean-Philippe Bahuaud, CEO da The Future Is NEUTRAL, em comunicado. E acrescenta: "Uma grande parte das nossas operações na cadeia de valor da economia circular em circuito fechado já está a funcionar e é rentável. Estamos a trabalhar na integração da reciclagem de baterias em circuito fechado e no aumento da escala para níveis industriais num futuro próximo, para trabalhar com a indústria automóvel europeia na sua jornada para a circularidade".

 

Mais notícias