Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião
28 de Abril de 2017 às 09:56

Que efeito tem o plano Trump sobre o império Trump?

A Casa Branca anunciou finalmente o tão aguardado pacote fiscal, que Trump, com a modéstia que lhe é habitual, defende ser uma verdadeira revolução e a maior baixa de impostos da História. No entanto, nem Wall Street festejou. A razão? Ninguém percebeu como a reforma vai ser paga ou grandes partes da sua implementação efectiva.

  • ...
Por outro lado, não demorou muito até ser levantada a questão previsível, como fez Drew Harwell no Washington Post: "A proposta de enorme descida de impostos sugerida pelo Presidente Trump iria cortar impostos de centenas de negócios detidos por ele e pela sua família."

Mas, afinal, quanto vai o clã Trump lucrar com isto? É impossível saber. Não apenas o plano está longe de estar detalhado, como Trump continua a recusar-se a divulgar as suas declarações fiscais.

O que não impediu que a pergunta fosse colocada directamente ao secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin. Este não conseguiu garantir uma descida de impostos para a classe média, mas assegurou: "Deixem-me garantir que isto não é acerca dos impostos do Presidente Trump. Isto é acerca dos impostos dos americanos." Mnuchin acabou por assumir que o Presidente "não tem a intenção" de divulgar as suas declarações fiscais e que, ainda assim, "já revelou mais informação financeira do que qualquer outra pessoa".

Num artigo particularmente assertivo, no New York Times, Nicholas Kristof não tem dúvidas: "O novo plano fiscal (que é mais um plano extremamente vago para ter um plano" é um presente irresponsável, sem-vergonha e destruidor de orçamento para os zilionários como ele próprio."

A relação estabelecida entre estes cortes e a criação de emprego também é disputada. É que os EUA estão já praticamente em pleno emprego, e o ataque à emigração pode levar até à escassez de trabalhadores em inúmeros sectores.
Ver comentários
Saber mais Casa Branca Wall Street Donald Trump
Mais artigos de Opinião
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio