Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião
22 de Dezembro de 2016 às 09:50

O atentado de Berlim e os fantasmas de Angela Merkel

O atentado de Berlim, numa das zonas mais cosmopolitas daquilo que foi uma cidade dividida depois do horror da II Guerra Mundial, está repleto de simbolismo.

  • ...

Mas representa também um severo golpe para as ambições políticas de Angela Merkel. O "Der Spiegel" já escreve que foi: "o pesadelo da Alemanha, o pesadelo de Merkel". A extrema-direita já a apontou como culpada, tendo como pano de fundo a chegada de refugiados e emigrantes. Angela Merkel pediu, no entanto: "Não queremos viver paralisados pelo medo do mal". O atentado (ligado ao assassinato do embaixador russo em Ancara) levanta questões. Owen Jones, no "Guardian" é peremptório: "Os terroristas estão a ganhar. Porque fingir outra coisa?". E acrescenta: "Os fanáticos terroristas islâmicos e os ascendentes populistas de direita do Ocidente estão a trabalhar em conjunto. Alimentam-se uns aos outros. São interdependentes. (…) Mas, a menos que a razão e o bom senso batam o ódio, 2016 marcará o início de uma nova e negra era".

No "Daily Telegraph", Daniel Johnson diz que o ataque pode significar o fim da carreira de Merkel. "Em Berlim o jogo das culpas já começou. (…) Mas a convicção geral de que o perpetrador foi um emigrante muçulmano significa que a chanceler Merkel está a ser responsabilizada pessoalmente como um ataque à tradição cristã alemã". No "New York Times", Michael Kimmelman recorda o simbolismo de Gedachtniskirche (preservada na parte ocidental como uma ruína para que os alemães se lembrassem da guerra). E recupera um ensaio de 1928 onde se criticava o local por ser demasiado cosmopolita, onde se encontravam demasiadas pessoas diferentes onde as pessoas "falavam todas as línguas do mundo". Dizia que simbolizava a "democracia do asfalto" e que haveria "um dia do julgamento". O autor era Joseph Goebbels.



Ver comentários
Saber mais Angela Merkel atentado de Berlim II Guerra Mundial
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio