Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião
07 de Fevereiro de 2017 às 09:32

Marine ataca. Fillon sucumbe. França treme

O que é que se irá passar em França? Marine Le Pen, empolgada pelo sucesso de Donald Trump, apresentou as suas medidas para que França "esteja primeiro".

  • 1
  • ...

Para ela os grandes males do país são a ideologia mundialista e a migração maciça devido ao terrorismo. "Há a mundialização de baixo, com a imigração maciça e a mundialização do alto com a financeirização da economia." Contra isso há que tomar medidas, como defender a economia. Taxar as importações em 3% será uma das medidas. Mais: "A relocalização das nossas produções passa pelo proteccionismo inteligente e pelo patriotismo económico." Marine promete um referendo para a saída da UE seis meses após a sua eleição. Ou seja, o alvo é o coração da Europa e isso é sentido em muitas plateias políticas. Se França deixar a União Europeia, pouco mais haverá a fazer para salvar o que quer que seja.

No Les Echos, Dominique Moisi analisa o que se passa: "A vitória de Trump marca o fim ou pelo menos a colocação entre parêntesis do mundo ocidental tal como o entendíamos ontem. A vitória de Marine Le Pen em França marcaria o fim do euro e do projecto europeu. É pelo menos assim que se vê a situação do outro lado do Reno. A chegada de Marine Le Pen ao poder seria apercebida como um tremor de terra em Berlim." No L'Obs, Serge Raffy olha para a desgraça de François Fillon: "Uns e outros participamos na caça ao homem, ao linchamento mediático. (…) Imagina-se Claude Chabrol, já desaparecido, a tratar do assunto. Produziria uma obra-prima. Sem mudar as personagens. Teria como personagem principal Penelope Fillon, a esposa com ar trágico, iluminada por uma luz diáfana, marchando como um fantasma num universo que lhe escapa, procurando continuamente uma razão para continuar esta comédia." O problema é que Fillon era visto como a grande hipótese de travar Marine no eleitorado conservador. E agora?



Ver comentários
Saber mais Marine Le Pen Donald Trump François Fillon
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio