Opinião
Esconde Theresa May um Donald Trump?
Theresa May, que na terça-feira fez um discurso sobre o Brexit, e Donald Trump, que toma posse na sexta-feira como Presidente dos Estados Unidos, são dois protagonistas de uma nova ordem. E estão alinhados?
Dan Roberts escreve no The Guardian sobre as similitudes no discurso e ideário político. "Na terça-feira, Theresa May prometeu quatro vezes tornar o Reino Unido grande outra vez, e cada uma delas deu-me arrepios e trouxe-me à memória momentos da cobertura da eleição de Donald Trump." "O discurso de Theresa May soou como Trump. Só faltou falar num muro."
Vista da América, a Europa está particularmente vulnerável a este novo nacionalismo. É essa a opinião de Sebastian Mallaby, deixada no Washington Post: "Ironicamente, todos os factores de pressão que são usados para explicar a eleição de Trump são muito mais evidentes do outro lado do Atlântico: crescimento anémico, fracas perspectivas para os trabalhadores, contestação contra os emigrantes, descontentamento com as elites." Dá-nos uma ideia do tamanho do desafio que os actuais líderes europeus têm pela frente para manter a coesão na UE.
Mais artigos do Autor
Foi um gosto!
15.03.2021
Desonestidade fiscal
04.03.2021
Daqui a um ano
01.03.2021
EDP, barragens e impostos
25.02.2021
Quem tem medo da inflação?
23.02.2021
O que falta ao PRR
21.02.2021