Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião
Fernando Sobral - Jornalista fsobral@negocios.pt 07 de Novembro de 2017 às 09:41

Carles na Bélgica. E a estratégia para o regresso

A tentativa de exportação para a Europa do problema catalão parece estar a dar algum resultado. Basta ver a confusão que já reina na Bélgica a propósito do mandado de captura internacional de Carles Puigdemont pedido por Espanha.


Será Carles o novo Tintin? O escritor Salman Rushdie, em entrevista ao El Mundo, partilha connosco as suas ideias sobre o problema catalão: "O que sei sobre o problema é que parece haver uma grande divisão dentro da Catalunha que se recorda o Brexit, quando a Grã-Bretanha estava mais ou menos dividida a 50%. E, por isso, o resultado é uma mudança colossal e, do meu ponto de vista, catastrófico. Essa é uma das razões que me fazem pensar que, se vais pedir às pessoas que votem num referendo que tem que ver com uma enorme mudança constitucional, que vai mudar a natureza do Estado, não é suficiente uma maioria simples. Necessitas ter uma maioria substancial, como 60% ou dois terços. Esse foi o grande erro britânico."

Ainda no El Mundo, Raul del Pozo escreve: "O espírito de análise é a doutrina oficial da democracia; mas os independentistas utilizaram fábulas, lepra retórica e maniqueísmo infantil para enlouquecer as pessoas. Apoderou-se das ruas um surrealismo catalão lacrimogénio. (…) A rebelião foi urdida pelos partidos independentistas com um orçamento secreto." No catalão La Vanguardia, Jordi Juan acrescenta: "A via do diálogo esfumou-se e as duas partes jogam todas as suas cartas numa espiral destrutiva contra o adversário. (…) Que ninguém se admire se o presidente cessante e fugido se apresente em Madrid dias antes do 21 de Dezembro - enquanto evitar a sua extradição - para ser preso na véspera das eleições. Seria a melhor campanha eleitoral para que os seus consigam ainda mais apoios nas urnas." Ou seja, a procissão, como se costuma dizer, ainda vai no adro.


Ver comentários
Saber mais Catalunha Espanha Artur Mas Mariano Rajoy Carles Puigdemont UE Bélgica
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio