Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião
25 de Setembro de 2017 às 09:53

A Uber e o almoço de Vestager

Visto dos EUA, a Europa está numa guerra sem trincheiras contra os seus gigantes tecnológicos. O último tiro foi o cancelamento da licença da Uber pela autoridade dos transportes de Londres.

  • ...

Quem tem mais a perder? No caso da Uber, Tyler Owen acha que é o seu país. Na Bloomberg, escreve que "o novo Reino Unido parece ser uma entidade nacionalista, garantista e quase mercantilista, como evidencia o desejo de preservar o trabalho e o rendimento dos táxis tradicionais de Londres. Esta espécie de chapada na cara não vai encorajar outros a entrar no mercado, incluindo o dinâmico sector tecnológico que Londres procura desesperadamente."

No The Guardian a visão é outra, menos preocupada com o proteccionismo e mais com as condições, por vezes criticáveis, em que a Uber opera. Em editorial, o jornal escreve que "se a Uber quer continuar a fazer negócios em Londres no longo prazo, só tem um remédio: obedecer às regras".

Mais de 40 mil empregos e 3,5 milhões de viagens por dia. É o que representa a Uber em Londres. E então? "A Uber é barata, conveniente e, de uma forma geral, segura. Mas também tem graves falhas. Nenhuma empresa merece um salvo-conduto só porque é popular", escreve Toby Moses, também no Guardian.

A pior inimiga das grandes tecnológicas americanas dá pelo nome de Margrethe Vestager. Entre impostos e multas já comprou conflitos com Google, Apple, Facebook ou Amazon. A poderosa comissária europeia da Concorrência foi almoçar com o Financial Times e o antagonismo com Silicon Valley esteve no menu. Diz Vestager que "algumas das coisas que [as grandes tecnológicas] fazem são fantásticas. São inovações que mudaram as nossas sociedades. Mas isso não muda o facto de que elas têm uma responsabilidade. Se é uma companhia dominante, a responsabilidade é especial". Têm essas empresas estado à altura dessa responsabilidade? Nem sempre. Pode isso ser um pretexto para proteger incumbentes? Também pode.
Ver comentários
Saber mais Uber Vestager EUA Londres
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio