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25 de Agosto de 2015 às 20:00

Os investidores pacientes da China

Um sentimento comum entre os investidores na China é que a melhor maneira de ganhar dinheiro é negociando com frequência, para que não acabem com a batata quente na mão. Contudo, pela minha experiência, comprar e manter boas empresas é a única maneira de alcançar excelentes retornos.

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Outros investidores dizem-me muitas vezes que gostariam de investir com uma perspectiva de longo prazo, mas o seu dever fiduciário para com os clientes impede-os de o fazer. Há alguma verdade nesta visão. Excelentes investimentos de longo prazo são simples na teoria, mas difíceis de executar. Vão testar sem dúvida a paciência e determinação, especialmente se enfrentar grandes perdas pelo caminho.

 

É por isso que uma estratégia de sucesso a longo prazo requer o apoio dos parceiros de investimento, que confiam em si e estão dispostos a ser pacientes. Os gestores de fundos, que estão sob constante pressão para apresentar lucros ou defender os resultados de curto prazo, não podem dar-se ao luxo de investir em empresários que estão a construir negócios optimizados para os próximos dez anos, em vez de para o próximo trimestre.

 

A relação da minha empresa com os fundadores da fabricante de detergentes Blue Moon, Luo Qiuping e Pan Dong, exemplifica esta ideia. Em 2006, a empresa era líder em sabonetes líquidos. O negócio estava a crescer organicamente e Luo e Pan não procuravam investidores. Mas continuámos em contacto com eles, partilhando muitas vezes as nossas perspectivas sobre a indústria global dos produtos para a casa e cuidados pessoais.

 

Em 2008, a empresa teve então uma pequena descoberta com um novo tipo de detergente líquido para a roupa. Na altura, as multinacionais tinham uma grande presença no mercado chinês de detergente em pó. Os detergentes líquidos eram um produto "premium" e os chineses eram vistos como demasiado conscienciosos com os preços para usá-los. Mas nós acreditámos que a Blue Moon tinha uma janela de oportunidade para aproveitar no mercado dos detergentes líquidos na China.

 

Globalmente, este mercado ascendia a quase 20 mil milhões de dólares. Parecia inconcebível que a ascensão do consumidor chinês não aumentaria este número. Incentivada pelas nossas conversas, a Blue Moon fez um investimento significativo em detergentes líquidos, com gastos avultados em indústria, marketing e distribuição.

 

A decisão transformou uma pequena empresa com lucros estáveis numa empresa deficitária com a capacidade de se tornar numa potência multimilionária. Contudo, com Hillhouse como um dos seus únicos accionistas externos significativos, a empresa tornou-se numa das pioneiras na China na criação de produtos "premium" para a casa. A Blue Moon construiu do zero um negócio de milhares de milhões de dólares em cinco anos, tornando-se o "player" dominante no segmento de detergentes líquidos, com uma marca que é vista de forma mais positiva do que as concorrentes multinacionais.

 

Muitos empresários chineses partilham histórias semelhantes de sacrificar os lucros no curto prazo em prol de uma posição no longo prazo. A Tencent, agora uma das maiores empresas de Internet do mundo, durante muitos anos sub-rentabilizou de forma intencional a sua recende rede social, QQ, de modo a concentrar-se na experiência do consumidor. Nos seus primeiros anos, a gigante dos motores de busca Baidu pôs fim a um negócio rentável de publicidade em SMS, de modo a concentrar-se no seu principal produto: a pesquisa.

 

Os gestores de carteiras assumem riscos quando "mudam de cavalo", realocando de uma empresa que conhecem bem para um novo investimento. Por outro lado, trabalhar com empresários para construir as suas empresas para o longo prazo e fortalecer os seus segmentos competitivos permite que o capital continue investido e reduz o risco que a rotatividade cria.

 

Uma estratégia de longo prazo deve estender-se à investigação, com os funcionários a serem incentivados a olhar para além do curto prazo. Quando um membro de uma equipa tem uma boa ideia, ele ou ela deve passar meses, até mesmo anos, a aprender o máximo possível sobre o negócio ou sector, sem a pressão de encontrar um uso comercial.

 

A minha empresa tem bons registos, sob qualquer métrica, relativamente aos últimos dez anos, mas não sem períodos de fracos desempenhos. Podemos agarrar em empresas com fortes fundamentais de longo prazo, mas com baixos desempenhos dos preços das acções, porque os nossos investidores entendem o que estamos a fazer e dão-nos a liberdade de executar a nossa estratégia.

 

Isto sublinha o facto de que o investimento a longo prazo não pode existir em vácuo. Precisa de um ecossistema de apoio. A mentalidade de curto prazo de alguns participantes do mercado poderá dar algumas oportunidades interessantes de investimento, mas impede o desenvolvimento de um sistema no qual a inovação prospera. Os empresários não podem atingir o seu pleno potencial sem o apoio incondicional dos investidores, e os investidores não podem dar esse apoio sem a aprovação dos seus clientes.

 

Na China, reuni um grupo de investidores de acções para partilharem ideias e visões sobre como investir em fundamentais e ajudei gestores de fundos recentes, que partilham uma filosofia de longo prazo, a impulsionarem os seus negócios. Mesmo alguns da minha própria equipa perguntaram-me por que sou entusiasmado em desenvolver potenciais concorrentes. A razão é simples: a tarte é grande o suficiente para todos - ou será, se trabalharmos em conjunto para fazê-la crescer.

Zhang Lei é fundador e director de investimento da Hillhouse Capital Management.

 

Direitos de autor: Project Syndicate, 2015.
www.project-syndicate.org

Tradução: André Tanque Jesus

 

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