Opinião
Voando sobre um ninho ... de vespas
Daniel Roos, o homem que coordena o programa do MIT para Portugal, diz que as universidades portuguesas não premeiam a excelência. Pior: toleram a incompetência e a burocracia (in "Diário Económico"). Dado que o protocolo entre o MIT e o Governo português
E como a sua conclusão se afasta pouco da do relatório da OCDE sobre o ensino superior, nem é inédita em Portugal (ainda ontem António Câmara, o galardoado fundador da Y-Dreams, disse algo parecido num evento da Ericsson), é caso para perguntar porque não mudam as coisas.
Resposta: devido ao peso da corporação académica, agravado pelo facto de os ministros da tutela serem (quase) sempre oriundos do ensino superior.
É assim com o professor Mariano Gago; foi assim com a professora Maria da Graça Carvalho; foi assim com o professor Marçal Grilo.
E fiquemos por aqui...
Alguém está a ver um ministro que pensa como um professor dar cabo de um sistema que favorece os seus pares (ainda que, entre eles, haja um ou outro por quem nutre um odiozinho de estimação...)? Com que cara seria recebido na corporação, finda a "comissão política"? É melhor fingir que se vai mexendo no vespeiro para deixar tudo na mesma.