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Opinião
29 de Março de 2011 às 12:03

"Social Location Marketing"

"Social Location Marketing" é um dos poucos livros no mercado que tratam o tema emergente da geolocalização e a sua aplicabilidade nos negócios.

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A inovação tecnológica, sobretudo associada à utilização de "smartphones", e o desenvolvimento de novos aplicativos e redes sociais abrem espaço a um "admirável mundo novo" para o "geomarketing", que importa conhecer e daí o interesse por este livro.

Simon Salt, o autor, é considerado uma personagem influente nas redes sociais. Trabalha com empresas de grande dimensão e tem agora um projecto autónomo, propondo-se a atravessar os Estados Unidos e falar sobre como as empresas podem aproveitar o "social media" e as ferramentas de localização. O autor considera que as empresas não têm simplesmente a opção de ignorar esta nova dimensão da relação entre as pessoas e as marcas, até porque nunca como agora há tanta influência de terceiros nos processos de decisão de compra.

Neste livro, pretende-se mostrar como os "marketeers" podem usar a tendência de crescimento que existe dentro das redes sociais de muitos utilizadores partilharem onde estão e as suas opiniões sobre esses locais. O autor destaca que, antes de mais, há que conhecer bem a audiência, para depois compreender como os clientes utilizam as redes sociais de localização, para depois definir os esforços de "marketing". Na verdade, a razão principal para se dedicar recursos a este tipo de redes é o desejo de adquirir e manter uma vantagem competitiva, o que implica ter um verdadeiro envolvimento, muito para além da simples participação.

O livro pretende ser um manual completo e atingir dois objectivos: por um lado, enquadrar a questão do marketing apoiado em geolocalização, mostrando a sua pertinência; e, por outro, apresentar as principais plataformas existentes: "Foursquare", "Gowalla", "SCVNGR", "Facebook Places", "Google Hotpot", "Yelp" e alguns outros. Pretende-se combater a compreensível resistência que existe na aceitação desta tendência como algo de verdadeiramente relevante para os negócios. Há ainda muita discussão acerca desta questão, com o livro a não conseguir convencer em absoluto da possibilidade de uma adesão em massa. Todavia, não restam dúvidas de que há potencial para uma verdadeira revolução, bastando que os utilizadores vejam mais recompensa do que riscos na divulgação da sua localização exacta.







Autor: Simon Salt
Editora e Data: “Que” – Fevereiro de 2011
Frase: “He is armedwith thedevicehe iscarrying”
Palavras-chave: “Rewards”; “Engagement”; “Games”; “Location”; “Check-in”; “Social Capital”; “SLM”
Apreciação: ***






*Economista da IMF, Informação de Mercados Financeiros
filipegarcia@gmail.com
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