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15 de Abril de 2008 às 13:59

Portugal, um país cada vez mais virado para o turismo

Hoje em dia vivemos num mundo globalizado, no qual as fronteiras e as distâncias entre os países são cada vez menores e mais ténues. Actualmente, viajar à descoberta de novos territórios e culturas é mais acessível a todos, sendo o turismo um sector em fo

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Em Portugal, o turismo é um sector em crescimento. Ao longo dos últimos anos, Portugal tem vindo a receber mais visitantes de outras culturas, sendo um pólo de atracção surpreendente para um país com muita riqueza ao nível paisagístico e com um encanto ainda tradicional. Recentemente, foi revelado num estudo da Eurostat (Gabinete Comunitário de Estatísticas) que as dormidas nos hotéis portugueses cresceram 5,2% em 2007 face ao ano anterior, ultrapassando a média de crescimento da União Europeia que se situa nos 3,1%. Portugal recebeu um total de 39,7 milhões de dormidas, mais 2 milhões do que no ano anterior. Contudo, se o número de visitantes estrangeiros aumentou, o número de portugueses que viaja dentro do próprio País também cresceu, uma vez que do número total das dormidas ocorridas em 2007, 12,8 milhões são realizadas por residentes no País (um número que cresceu 6,4% face ao ano anterior).

Com o aumento da oferta turística, como voos ou hotéis com diferentes preços, o português é cada vez mais um povo que viaja dentro e fora do seu país. Mas como poderão as cadeias hoteleiras captar a atenção do turista português e dar a atenção merecida aos diferentes turistas?

São várias as fórmulas que os estabelecimentos utilizam para cativar os turistas dos diferentes países. No entanto, existem certos detalhes que todos os viajantes apreciam, mas que nem todos os hotéis dão a devida atenção e valor.

Uma primeira acção é a aposta numa Central de Reservas por telefone, activa na língua oficial do país, neste caso o português, funcionando como um serviço funcional, personalizado e atento.

Outro ponto que quero destacar é a importância do “site” do estabelecimento hoteleiro na Internet. Hoje em dia, como sabemos, as novas tecnologias têm um papel central no nosso quotidiano. No caso do turismo a ferramenta “web” é cada vez mais utilizada pelos clientes, sendo assim primordial. Segundo o último estudo realizado pela NH Hoteles com a Synovate, a Internet revela ser o principal veículo de informação para 80% dos turistas europeus, sendo mesmo superior às agências de viagens nos países onde a Internet estará mais desenvolvida. Desta forma, a primeira impressão que temos de um estabelecimento hoteleiro poderá acontecer através do contacto realizado com a sua “homepage”. Sendo desta forma importante que o viajante seja “bem tratado” nesta sua primeira abordagem. Uma situação que nos parece fundamental numa “homepage” será a actualização do “site” na língua de cada país. Ter a possibilidade de visitar uma página “web” em português é um detalhe bastante importante para o utilizador do “site”, uma vez que reforça a aproximação com o hotel e compreendendo mais facilmente toda a informação comunicada.

A realização de promoções destinadas exclusivamente aos clientes de um país é também uma mais-valia para o estabelecimento hoteleiro, um grande incentivo para viajar e um motivo de agrado por parte dos utilizadores, com tendência para uma grande adesão.

Sabemos que um bom serviço hoteleiro é o mais importante. Mas a atenção que temos com o nosso cliente também é bastante relevante. Num mundo globalizado, onde cada vez mais as culturas vão ao encontro umas das outras, é bom sentir que somos diferentes e que ainda somos reconhecidos por essas diferenças, como a nossa língua e os nossos hábitos.

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