Opinião
Desculpas e culpados
Portugal assemelha-se a um «boomerang». Os partidos do bloco central e do rotativismo que governam o país dedicam-se sistematicamente ao mesmo desporto. Atiram-no para acertar no adversário e assim que chegam ao poder este acerta-lhe na cabeça.
Mas nenhum partido aprende com os galos com que fica na cabeça. Pensa sempre que, depois de os esfregar na oposição, eles desaparecem. A sua sorte é que os portugueses esquecem facilmente. Este é um país em que se desculpa com facilidade e se esquece em velocidade de cruzeiro.
Afinal se a Provedoria da Justiça diz que há que verificar se quem tem de pagar logo as multas por infracções na estrada possui dinheiro para isso para evitar desigualdades, porque é que alguém neste país há-de ser penalizado por não cumprir?
Portugal deve ser todo desculpabilizado. Ninguém neste país parece ter a culpa de coisa alguma. Este é um sítio de amigalhaços. Quando se está no poder a atitude que é tomada é simples: os meus amigos são melhores do que os teus. Tudo se reduz a isso.