Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião

Inovar ou inventar

Há muitas muitas. O que não se deve esquecer é pensar naquilo que se pode fazer com as que já existem.

  • ...

Sempre procuramos inventar um produto ou serviço, com a ideia de sermos únicos o que em principio nos traz uma grande vantagem comercial, pois estaremos sozinhos no mercado. Apesar de que nos tempos que correm, sermos únicos num produto ou serviço é um objectivo extremamente difícil. Temos que nos questionar se realmente é necessário inventar algo ou apenas inovar.


Pessoalmente, gosto de inventar e de encontrar o tal produto ou serviço único. Mas, na verdade, é muito mais fácil inovar do que inventar. Há muitos serviços, modelos de negócio, formas de gerir diferentes matérias, que podem ser refeitas de forma a serem inovadoras. Um mesmo produto ou serviço pode vender-se muito mais com uma "simples" inovação de processos. Neste caso conseguimos saltar toda a parte de concepção de um novo produto ou serviço, reduzindo assim o risco em grande parte, pois ele já existe e está no mercado a ser comercializado, tendo apenas de se inovar métodos, processos ou a forma de vendê-lo.


A "nuvem" [ "cloud"], que agora está na moda, pode ser um exemplo claro de como podemos modificar um produto que já existe e que apresenta uma vasta concorrência, numa nova oportunidade baseada apenas em inovar a forma de o o adquirir e de o gerir. Aplicações para facturar, que não são nenhuma novidade, podem agora estar perante uma nova oportunidade para inovar na forma como são apresentadas ao mercado, por diferentes motivos.


Uma aplicação de facturação em "nuvem" pode apresentar diferentes modelos de negócio que podem ir desde uma comissão por volume de facturação, até uma comissão por licenciamento. Estes são alguns modelos de negócio possíveis. A flexibilidade da aplicação, tanto no seu uso como nos terminais onde se pode encontrar disponível. Ou a possibilidade de centralizar a facturação num determinado país para servir vários.


Não ficando limitado a uma única aplicação, o cliente ainda poderia, eventualmente, associar outros módulos em "nuvem" que lhe permitissem comparar o orçamento com a facturação real, entre muitas outras aplicações que, cruzadas com a facturação, possam ser do seu interesse, aumentando as possibilidades de negócio para aquele que inova.


Ideias, há muitas. Mas o que não podemos esquecer é o que podemos fazer com as que já existem de forma a criar um novo negócio, que seja de mais rápida penetração no mercado e, até, mais facilmente sustentável, pois sabemos que a necessidade está no mercado.


Como diz Bob Metcalfe, o fundador da 3Com e inventor da Ethernet, "a invenção é uma flor, e a inovação é uma erva daninha", ou seja, enquanto a flor (invenção) tem um processo lento, frágil e mais arriscado, a erva daninha (inovação) pode surgir a qualquer momento e de forma acelerada, resistente e multiplicadora.


Procure as ervas daninhas e faça crescer um novo negócio que lhe possa mudar a vida, pois os tempos exigem rapidez e adaptação à situação económica.

 

 
Tome nota
1.Procure oportunidades de inovação nos produtos e serviços tradicionais.

2. O mundo está em contínua mudança, e essas mudanças podem gerar uma oportunidade. A crise pode ser uma das oportunidades.

 

Envie para o "e-mail" jng@negocios.pt todas as suas questões, dúvidas ou experiências sobre "Inovar ou inventar"
*Fundador e líder executivo da Zonadvanced - Grupo First

Ver comentários
Mais artigos do Autor
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio