Opinião
Está lá ou está cá
Quando pensar num negócio "on-line" de venda de produtos, por exemplo, pense em transmitir confiança ao seu cliente.
A dispersão geográfica, as necessidades de reduzir custos, conseguir ter os melhores profissionais e serviços ao alcance de qualquer pessoa, passou a ser satisfeita graças à tecnologia que temos ao nosso alcance em qualquer parte do mundo.
Da necessidade de chegar a todo o lado, com os melhores meios e a custos mais reduzidos, levou-nos a transformar o negócio tradicional de proximidade em negócio virtual. É a tecnologia que hoje se utiliza muito na área da saúde, através das consultas, exames e mesmo intervenções à distância, mas também em muitas outras áreas como a consultoria, programação ou comercialização de bens e serviços.
As dúvidas começam a surgir quanto à verdadeira necessidade de nos deslocarmos, tendo em consideração o facto de podermos concretizar as mesmas tarefas à distância e de existir uma preocupação crescente sobre a poluição do ambiente.
A vivermos esta nova realidade, abrem-se novas oportunidades mas, também, muitas desconfianças pelo fácil que é estarmos expostos ao mundo prometendo tudo o que está e não está ao nosso alcance. Chegou então uma nova geração de apresentação "on-line" que nos represente de forma credível.
A exigência por parte dos clientes vai ser cada vez maior a partir do momento em que sabe que está a trabalhar com um prestador à distância, sem muitas vezes o conhecer. São novas oportunidades que surgem no mercado e interessantes para as "start-ups". Quem diria que um dia iriamos poder comprar sapatos pela Internet? Mas há empresas que facturam milhões de euros e que começaram com uma loja "on-line" de sapatos e que hoje vendem muitos outros artigos como roupa, malas, cremes, de que um exemplo é a Zappos.
O que faz com que estas empresas tenham sucesso aproveitando o mundo "on-line"? Basicamente, a credibilidade que deixam no mercado com base numa política de comercialização o mais próxima a uma loja convencional.
Quando pensar num negócio "on-line" de venda de produtos, por exemplo, pense em transmitir confiança ao seu cliente, passando por técnicas como o reembolso total em caso de insatisfação, direito a experimentar e a permitir a devolução se não gostar ou ter diferentes formas de pagamento. No fundo, tudo aquilo que consegue na loja de proximidade.
Quanto mais dinheiro transacciona pelo seu "site", mais confiança tem de transmitir. Parcerias e marcas de renome, também são outras formas de credibilizar a sua actividade. O que é certo é que as oportunidades existem e a Internet consegue chegar a todo o mundo à distância de um investimento muito reduzido pois basta ter imaginação, um computador, boa imagem e transmitir credibilidade.
São, também, importantes os meios de comunicação e de divulgação do seu portal. É, talvez, a parte mais difícil e custosa, mas estratégias com parceiros de negócios bem estabelecidos de B2C ou B2B, conforme seja o seu caso, podem reduzir substancialmente o custo e aumentar o retorno a curto prazo. Se está a pensar ser empreendedor através da maior rede informática, então pense nestes aspectos e em muitos outros que se adaptem ao seu negócio para o tornar num negócio de sucesso.
2. O facto de ser simples ter um "site", não significa que é simples transmitir credibilidade ao cliente. Recorra a várias técnicas que garantam essa credibilidade.
Envie para o "e-mail" jng@negocios.pt todas as suas questões, dúvidas ou experiências sobre "vender com ou sem parceiros
*Fundador e líder executivo da Zonadvanced - Grupo First