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Como lançar um produto

Um ano cheio de bons negócios para todos os empreendedores e muito sucesso, são os meus desejos para os actuais e futuros empreendedores em 2013.

Normalmente, diz-se "ano novo, vida nova". E isso será verdade, entre muitas outras coisas, para aqueles que ainda não são empreendedores e que o querem ser durante 2013. Mas hoje vou-vos falar de "ano novo, produto novo", para os novos empreendedores.


Como lançar um novo produto e que cuidados ter quando se quer ser empreendedor? Lançar um novo produto não é tarefa fácil, nem deve ser feito de um dia para o outro.


Regra de ouro no lançamento de um novo produto é saber se o mercado o absorve. Normalmente, o empreendedor começa ao contrário, ou seja, pensa num novo produto que quer comercializar e daqui surge a sua vontade de empreender. Mas, na verdade, a direcção deve ser contrária. Primeiro, vamos ver se o cliente quer o produto. Depois, vamos então ser empreendedores.


Uma vez tendo a ideia do produto que queremos comercializar temos de identificar o público-alvo para esse produto, que pode ser para determinadas fachas etárias, geografias, cliente final ou empresas, ou uma mistura de várias variáveis. Uma vez identificado o público-alvo, devemos experimentar com amigos desse público-alvo, qual a reacção do consumidor. Digo "amigos" porque um empreendedor normalmente não tem dinheiro para pagar estudos de mercado como outras empresas fazem. Se é esse o seu caso, comece pelos seus amigos e familiares e descubra se tem um produto apetecível para o mercado ou não.


Depois, temos de descobrir qual o preço certo para o produto em causa. Uma diferença de 5% ou 10% pode significar o falhanço ou o sucesso nas vendas, pelo que é importante aferir bem um preço de mercado que seja competitivo.


Também deverá, e até antes de tudo o que expliquei, fazer uma pesquisa na Internet sobre o seu produto para ver o grau de concorrência. Que tipo de concorrentes vai encontrar, ou seja, a sua dimensão e anos no mercado. Durante esta fase não se assuste. É sempre difícil lançar um produto que não esteja já no mercado, ou seja, em que não encontre concorrência. Esteja atento a uma coisa muito simples que às vezes se esquece quando se compara com a concorrência. A comparação com um produto da concorrência não deve ser apenas ser feita atendendo ao produto em si, mas também a tudo em que o produto está envolvido, como o modelo de negócio que pode ser diferente (aluguer em vez de venda), desenho (o seu pode ser mais apelativo), a utilidade (pode ter mais funcionalidades que a concorrência).


Existem, inclusive, produtos ou serviços no mercado que, pelo nome, parecem ter a mesma finalidade que o seu e não tem, ou têm-na, num grau muito inferior ao seu. Também já me deparei com grandes empresas que eram líderes de mercado e que perderam o domínio contra novas e pequenas empresas que souberam apresentar no produto aquela pequena diferença que fez uma grande diferença. O mais importante na análise da concorrência está em identificar qual a diferença que oferece no seu produto que pode marcar o sucesso, ou seja, adaptar-se às novas necessidades do mercado e não se assustar por existir um produto similar.


Existem muitas outras variáveis que deve ter em conta, como os custos de produção, a estratégia de comercialização ou a comunicação. Mas, como recém-chegado ao mundo do empreendedorismo, deve acautelar pelo menos estas regras de ouro para começar o ano com o pé direito.
Bons negócios e bom ano.

 

 
Tome nota
1. Os quatro primeiros passos a dar no lançamento de um novo produto, quando se quer ser empreendedor incluem pesquisar na Internet sobre a concorrência, identificar o público-alvo, identificar se mercado absorve o produto e qual o preço a que deve ser comercializado.

2. Fazer estas pesquisas pela Internet e com amigos e familiares é a forma mais barata para um empreendedor e pode ser um bom indicador antes de tomar a decisão de se iniciar no empreendedorismo.


Envie para o "e-mail" jng@negocios.pt as suas questões, dúvidas ou experiências sobre "Lançar um produto".

*Fundador e líder executivo da Zonadvanced - Grupo First

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