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23 de Junho de 2017 às 10:38

A esquina do Rio

Olhando para os últimos dias, verifico que os melhores trabalhos de reportagem sobre a catástrofe dos incêndios estiveram em jornais impressos ou em sites de informação, nomeadamente no Observador.

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A arte de agradar, muitas vezes, encobre a arte de enganar.
Máxima hassídica, em textos judaicos

Reportagem
Olhando para os últimos dias, verifico que os melhores trabalhos de reportagem sobre a catástrofe dos incêndios estiveram em jornais impressos ou em sites de informação, nomeadamente no Observador. Domingo de manhã, apenas o Correio da Manhã e o Jornal de Notícias tinham chamadas de capa em destaque evidenciando a dimensão do que estava a acontecer; a edição do Público desse dia era particularmente desajustada da actualidade - valeu-lhe o site que foi recuperando o que o papel falhou. No Observador, encontrei as primeiras grandes reportagens, bem escritas, descritivas, co-m informação, com episódios das vidas das pessoas, com pequenas histórias que ajudavam a fazer o grande retrato do que se passou. Foi no Observador, e também no Público online, que vi as melhores fotografias destes dias - e devo dizer que, neste caso, a reportagem fotográfica fixou momentos de enorme intensidade e dramatismo, sem sensacionalismos, e ajudando a compreender o que se passou e como as mensagens oficiais se afastavam da realidade que as imagens acabaram por mostrar. O Correio da Manhã TV foi a estação que mais depressa começou a fornecer imagens e relatos e não foi por acaso que este foi o canal noticioso mais visto nesses dias. A RTP3, desta vez, conseguiu bater pela sobriedade e rigor a SIC Notícias e a TVI24. A rádio acabou por ser o meio onde menos notei reportagens exemplares. Neste tempo do vídeo, e apesar dos momentos já referidos, não deixa de ser curioso que as melhores reportagens, na minha opinião, tenham sido escritas e fotografadas - quer tivessem sido publicadas em papel ou online. É o triunfo da escrita numa ocasião terrível. E foi-o graças a um regresso à melhor forma de jornalismo - a reportagem. Do resto, não falo.  

Dixit
Isto foi um furacão de fogo, veio para nos matar. 
Habitante na zona de Pedrogão 

Semanada
 O plano contra incêndios não foi avaliado nos últimos quatro anos  pelo menos 64 bombeiros morreram em serviço ao longo dos últimos 17 anos  Portugal é o país da Europa do sul que registou maior número de fogos florestais entre 1980 e 2013  até quarta-feira à noite, o Governo ainda não tinha ordenado à Inspecção-Geral da Administração Interna nenhum inquérito global aos fogos do passado fim-de-semana  na internet, as menções aos acontecimentos de Pedrógão Grande provieram, em 34%, do Facebook, 32% foram observadas no Twitter e 31% em notícias online - indica um estudo da Marktest  a fibra óptica já é a principal forma de acesso à internet em Portugal, tendo ultrapassado o cabo  a internet em banda larga móvel é utilizada por 6,5 milhões de pessoas  segundo a Marktest, entre Janeiro e Abril de 2017, os portugueses dedicaram 399 milhões de horas à internet na navegação a partir de computadores de uso pessoal  a Europa recebeu 1,5 milhões de refugiados desde 2015  as compras de automóveis feitas por empresas de aluguer de carros cresceram 26% em função do "boom" do turismo  em Lisboa, existem 2051 pessoas referenciadas como sem-abrigo  o exame de português realizado segunda-feira corre o risco de ser anulado por ter circulado no whatsapp uma gravação que revelava a matéria que iria sair - e que acertou em cheio, citando como fonte uma explicadora, dirigente sindical, que teria passado a informação a uma explicanda sua.

Ver

A mais recente aventura de Pedro Cabrita Reis é um livro de autor, em que o artista mostra desenhos inspirados pelo poema "Cântico Negro", de José Régio, que é reproduzido na edição (na foto). Este trabalho começou a ser idealizado há três anos, depois de uma exposição do artista no Rio de Janeiro, o plano editorial e a direcção gráfica são da responsabilidade de Cabrita Reis com Lucia Bertazzo e Leonel Kaz, de UQ! Editions, editora brasileira, que tem produzido livros de artista, sempre com originais. As encadernações da caixa e do grande estojo são obra do Atelier Dreieck, em Paris, que se serviu de um tecido de linho e algodão de um laranja intenso. A tiragem é de 70 exemplares, dos quais 20 estão disponíveis na Galeria João Esteves de Oliveira. Cada caixa inclui um desenho original de Pedro Cabrita Reis, em acetona e pigmentos, trabalhados em folhas de 200x126 cms. Os 20 originais correspondentes a outras tantas caixas estão expostos na Galeria (Rua Ivens 38). Outros destaques: no MAAT inaugurou uma exposição de Fernanda Fragateiro, "Dos arquivos, à Matéria, à construção", e uma outra exposição com os trabalhos dos seis finalistas à edição do prémio EDP Novos Artistas deste ano, escolhidos entre mais de 600 candidaturas. 


Gosto
Da eficácia e contenção na comunicação de Jorge Gomes, o secretário de Estado da Administração Interna, que no local acompanhou os incêndios. 

Não gosto

A Câmara de Lisboa ignorou a assembleia municipal e vai aprovar a alteração de um edifício dos anos 70, decorado com azulejos de António Vasconcelos Lapa, para autorizar um hotel a imitar traça pombalina. 


Folhear

A revista que vos trago esta semana é o exemplo da convivência entre o digital e o papel. Neste caso, essa convivência existe não nos canais de distribuição de conteúdos, mas sim na equipa que a faz. Grande parte dos elementos com responsabilidades editoriais trabalham simultaneamente neste projecto e em plataformas digitais de última geração como o Quartz e o Medium. Editada duas vezes por ano, a "Anxy" dedicou a sua primeira edição à raiva - "The Anger Issue". A revista é um mix cuidado de belos textos, "portfolios" fotográficos invulgares e um grafismo surpreendente. É editada duas vezes por ano e apresenta-se como uma publicação dedicada a narrativas pessoais sobre emoções, abordando temas como a ansiedade, a depressão, o medo, a raiva, o trauma e a vergonha, numa incursão que pretende abordar a saúde mental de uma forma diferente, através de exemplos de vulnerabililidade. Nesta edição inaugural, a entrevista é com a escritora Margaret Atwood, a autora de "The Handmade's Tale"; há uma série de ensaios e narrativas de pessoas que lidam diariamente com a raiva e o desespero de outros, desde criados de mesa, a vendedores de lojas de roupa ou cosmética ou, ainda, de agentes de execução que vão penhorar bens em nome de bancos; a grande reportagem é dedicada à instabilidade política na Turquia e aos problemas emocionais que ela fomenta no país; e finalmente há três "portfolios" fotográficos absolutamente excepcionais. Destaco o de Matt Eich, um dos grandes fotógrafos norte-americanos actuais (procure a conta dele no Instagram), numa visão pessoal do seu próprio universo familiar - um dos melhores ensaios fotográficos que vi nos últimos tempos; dois outros merecem destaque: Melissa Spitz mostra a relação tensa que tem com a sua própria mãe e Brian Frank visita o universo das prisões. São três momentos imperdíveis. Pode comprar a Anxy no site da revista - www.anxymag.com.


Arco da velha
Um homem invadiu uma casa no Intendente para tentar roubar e violar uma mulher de 85 anos que se defendeu mordendo os órgãos genitais do assaltante, levando-o a fugir - o relato foi feito pela própria às autoridades.

Ouvir

No final de Maio de 1967, foi lançado o oitavo disco de originais dos Beatles - Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band. Foi um êxito, na crítica e nas vendas, e esteve durante 27 semanas em primeiro lugar do top britânico de álbuns. Inclui alguns temas famosos como "With A Little Help From My Friends", "Lucy In The Sky With Diamonds", "When I'm Sixty Four", "She's Leaving Home" e "A Day In The Life". A ideia do disco foi criar um alter ego dos Beatles, a Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band, que se pudesse aventurar por territórios diferentes. As gravações começaram no final de 1966, depois de os Beatles terem decidido parar definitivamente com os concertos e as digressões. O facto de estarem a trabalhar num disco que não seria tocado ao vivo proporcionou a oportunidade de experimentarem técnicas novas de gravação e manipulação de som e de incluírem uma orquestra de 40 elementos. Nas numerosas sessões de gravação nos estúdios da EMI, em Abbey Road, dois dos primeiros temas a serem gravados foram "Penny Lane" e "Strawberry Fields Forever", que não estão incluídos no álbum original porque a EMI forçou a banda a editá-los como single no Natal desse ano. A capa, que foi concebida por Peter Blake e Jann Haworth, dois artistas plásticos britânicos da então nascente pop art, teve um custo de 3000 libras, contra as 100 que eram usualmente o orçamento para o trabalho gráfico de um LP. A EMI concordou que a pagaria se o disco vendesse mais de um milhão de exemplares mundialmente - senão a conta seria assumida pelos Beatles. Como hoje se sabe, a conta acabou por não ser paga por eles. A edição especial agora foi lançada para assinalar os 50 anos do lançamento original inclui um pequeno livrinho de 60 páginas, onde esta e outras histórias são contadas, além de detalhes e fotos das sessões de gravação. A edição tem dois CD's - um que corresponde ao disco original, com uma nova mistura estereo, e outro que mostra 18 misturas inéditas das sessões de gravação, entre as quais algumas de "Penny Lane" e "Strawberry Fields Forever". (Edição especial Universal Records, distribuída em Portugal). 


Provar

Então, este é um daqueles dias em que tudo correu mal e a raiva é tanta que nem a fome aparece? Narda Lepes, uma chef argentina, diz que tem uma receita infalível para dias assim: arroz com um ovo estrelado por cima. A coisa é simples: coze-se o arroz, escorre-se bem e mistura-se com meia colher de sopa de manteiga numa tigela. À parte, faz-se um ovo estrelado em azeite. Narda recomenda que não se salgue o ovo enquanto ele está na frigideira, para que a clara fique bem cozida, estaladiça, e a gema fique crua. Coloca-se o ovo por cima do arroz e o petisco está pronto quando o amarelo da gema começa a inundar o arroz. Tudo bem misturado, é um remédio certo anti-ansiedade, diz, convicta, a chef argentina na divertida secção de gastronomia da revista "Anxy", uma nova publicação referida noutro ponto destas páginas. Já Jimena Agois, uma food blogger peruana, prefere massa com pesto alla genovesa, tudo preparado na ocasião. Cá por mim, nesses dias, o ideal é uma dose dupla de iogurte natural, misturada com fruta da época cortada aos pedaços, alguns frutos silvestres e um pouco de frutos secos. Se, por acaso, for acompanhada com uma flûte de espumante Murganheira Reserva Bruto, ainda melhor.

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