Opinião
A esquina do Rio
Nas escolas portuguesas faltam 780 psicólogos para que seja cumprido o rácio definido internacionalmente de um psicólogo por cada mil estudantes - em Portugal, há um por cada 1680 alunos
Back to basics
Uma coisa bem feita tem maior valor que uma coisa bem dita. Benjamin Franklin
Semanada 1
• Nas escolas portuguesas faltam 780 psicólogos para que seja cumprido o rácio definido internacionalmente de um psicólogo por cada mil estudantes - em Portugal, há um por cada 1680 alunos • no ano passado, as farmácias portuguesas venderam, por dia, 1800 embalagens de comprimidos para a disfunção eréctil • as salas de cinema perderam mais de um milhão de espectadores em 2013 e cerca de três milhões desde 2010 • o filme "A Gaiola Dourada", uma produção francesa realizada por um português, foi o mais visto em 2013, registando 756 mil espectadores e uma receita de bilheteira de € 3,9 milhões • entre os filmes nacionais, "7 Pecados Rurais" foi o mais visto com 287 mil espectadores e 1,5 milhões de euros de receita de bilheteira, ocupando o 2.º lugar no "ranking" dos filmes europeus mais vistos do ano e o 5.º no "ranking" geral • segundo a Marktest, a morte de Eusébio motivou, na semana passada, mais de um quinto do número de notícias emitidas pelas estações de televisão nos principais serviços noticiosos e ocupou mais de um quarto da sua duração • ainda segundo a Marktest, no dia em que recebeu a sua segunda Bola de Ouro, registaram-se mais de 3500 menções a Cristiano Ronaldo nas redes sociais como Facebook e Twitter, em Blogs e Fóruns, no Youtube e em "sites" de notícias • abriu em Seul, na Coreia do Sul, um restaurante português que serve francesinhas e frango assado com piri-piri • por seu lado, a Vista Alegre abriu lojas em Pequim e Luanda; descobriu-se que François Hollande gosta de fazer pequenos passeios de scooter perto do Eliseu • Portugal é, em termos de quota, o segundo maior mercado dos veículos Mercedes na Europa, logo a seguir à Alemanha.
Dixit
"O sistema judicial é uma espécie de poder feudal dentro do Estado".
Daniel Proença de Carvalho
Provar
A partir de meados dos anos 80, o restaurante "O Fondue", no centro do Barreiro, ganhou fama pela qualidade e novidades das carnes propostas - além do corriqueiro bovino (no caso, vitela mirandesa), havia avestruz e javali, por exemplo. À disposição estão o panelão de azeite fervente para fritar a carne ou uma pedra escaldante para a grelhar - sempre acompanhada por molhos variados e apropriados. Em 2012, a casa mudou-se para a aldeia de Palhais, frente ao rio, manteve a qualidade, aumentou a oferta. Um ano depois, chegou com a mesma receita a Lisboa, à Tomás Ribeiro, junto a Picoas - e esta nota relata a experiência recente de um fondue de vitela. A carne era superior, as batatas fritas eram verdadeiramente boas e a carta de vinhos é honesta nos preços e nas propostas. A exaustão de cheiros, individualizada a cada mesa, funciona de forma irrepreensível. O serviço é um pouco displicente, o que é uma pena num espaço confortável e que faz gala na boa matéria-prima. Em Lisboa, pode ser visitado na Rua Tomás Ribeiro 38, com o telefone 213 147 655.
Arco da velha
Nos dias seguintes ao Congresso do CDS, a notícia mais relevante sobre o partido reportava-se a uma queixa sobre uma factura, considerada abusiva, de um restaurante especializado em leitões, na Mealhada.
Semanada 2
• Foram conhecidos dois novos emigrantes de peso - os ex-ministros Álvaro Santos Pereira e Vítor Gaspar, que voam de Lisboa para cargos europeus • outro emigrante, Durão Barroso, disse na semana passada que a crise do euro está ultrapassada • e esta semana, mais um emigrante, Vítor Constâncio, vice-presidente do Banco Central Europeu, afirmou que a instituição que dirige tem a noção de que a crise ainda não acabou • constatou-se que os primeiros números divulgados pelo Governo sobre o impacto orçamental nas alterações na Contribuição Especial de Solidariedade estavam grosseiramente errados, por excesso de receita prevista • 38% dos jovens que terminam o ensino secundário não seguem para o ensino superior por falta de recursos financeiros • o tráfego diário nas auto-estradas portuguesas caiu 1,6% no terceiro trimestre de 2013, comparado com o mesmo período do ano anterior • o total de multas de trânsito em 2013 atingiu 76 milhões de euros, menos 9% que em 2012; o número de casas transaccionadas em 2013 caiu cerca de 20% face a 2012 • os Serviços de Informação gastam 90% do seu orçamento em despesas administrativas e com pessoal, e apenas 10% são dedicados a operações - não podendo, por isso, investigar a existência de actividades de serviços secretos estrangeiros em Portugal, revelou o seu responsável, Júlio Pereira, numa sessão à porta fechada no Parlamento, cujo conteúdo ficou público poucas horas depois.
Folhear
A edição de Janeiro da revista norte-americana "Wired" dedica a sua capa à grande tendência do momento - tecnologia que pode ser vestida, ou usada no corpo, desde óculos a relógios - e faz a previsão de que estes gadgets rapidamente atingirão uma dimensão de utilizadores tão grande como a dos smartphones actuais. Alguns especialistas prevêem que os novos aparelhos serão capazes de interpretar instantaneamente aquilo que os seus utilizadores pretendem fazer e outros dizem que a nova tecnologia está no ponto em que os telemóveis estavam há dez anos atrás, mas evoluirá muito mais rapidamente. Esta é uma edição premonitória da "Wired", mas, descendo à terra, destaque para os artigos sobre as recomendações de saúde de David Angus, o médico que ajudou Steve Jobs a prolongar a vida e ainda a história fascinante de uma mulher que se dedica a descobrir pessoas que querem ser consideradas desaparecidas. É certo que a "Wired" de hoje em dia está muito distante da original, mas continua a ser uma excelente leitura para sentirmos o pulsar do mundo em que vivemos - se quiser, um permanente relatório sobre o estado da tecnologia e sobre as tendências dos consumidores.
Gosto
O mestrado de Economia da Universidade Nova foi considerado o sétimo melhor da Europa.
Não gosto
Um estudo da Procuradoria-geral da República sobre a violação do Segredo de Justiça preconiza escutas a jornalistas e o acesso aos sistemas informáticos das redacções.
Assistir
Qual o papel do Centro de Arte Moderna da Fundação Gulbenkian na Cultura Portuguesa dos Anos 80? Este é o tema de uma iniciativa, que decorre ao longo deste sábado, 18 de Janeiro, na sala polivalente do CAM. Organizado por Nuno Grande, o colóquio arranca provocadoramente com um debate intitulado "Entre o Frágil e o ACARTE", com Jorge Figueira, Manuel Graça Dias, Ana Bigotte Vieira, Luís Serpa e moderação de Isabel Carlos. É engraçado pensar se nos anos 80 tal conversa seria possível, às 10h30 de um sábado, com todos estes intervenientes -, mas é preciso ter fé. À tarde, pelas 14h30, Mario Kruger, Nuno Grande, Delfim Sardo e Pedro Cabrita Reis, moderados por Bárbara Coutinho, debatem "O CAM de Leslie Martin", o arquitecto britânico que concebeu o edifício onde toda esta conversa se vai desenrolar. Finalmente, tudo termina pelas 17h00 com "Airotiv" - leitura de uma peça de teatro, "Rabbits", de Violet Targuse, feita por André Guedes.
Num registo bem diferente, estão abertas inscrições para um curso livre do Centro Nacional de Cultura, que se realiza entre 28 de Janeiro e 15 de Abril, sempre ao fim da tarde - Histórias das Músicas Ligeiras. O editor discográfico e investigador de música popular David Ferreira promove um curso livre, em onze sessões, que percorre a história de um século de música ligeira, através das suas canções e dos seus discos, nos vários géneros, desde a invenção da gravação sonora por Edison até aos tempos contemporâneos. Mais informações no site do CNC.
Ouvir
Só espero que, quando tiver 71 anos, disponha da energia e vontade suficientes para ouvir esta música que, com a mesma idade, Chick Corea nos oferece no seu álbum do final de 2013, "The Vigil". Há quem diga que o seu solo em "Pledge For Peace", a penúltima das sete faixas de originais do disco, que Corea diz inspirada em John Coltrane, é um dos seus melhores registos de sempre - na intensidade, na criatividade, na frescura dos sons. Ao lado de Corea, estão nomes como o baixista Hadrien Feraud, o baterista Marcus Gilmore, o saxofonista Tim Garland e presenças ocasionais de Stanley Clarke no baixo, Ravi Coltrane no saxofone (ambos em "Pledge For Peace") ou da sua mulher, a cantora Gayle Moran Corea (na balada "Outside Of Space"). Ao longo do disco, estão as sonoridades de fusão tão caras a Corea, algumas baladas, mas nunca uma revisitação saudosista do passado. Em vez disso, este "The Vigil" proporciona-nos descoberta e reinvenção - e é isso que torna as coisas tão interessantes como em "Royalty", dedicada a Roy Haynes ou "Planet Chia", outra deliciosa balada.