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A empresa conta também com 10 escritórios em cinco continentes: da Austrália, ou Malásia, aos Estados Unidos, México, Brasil, passando pelo Egipto até à Irlanda e Reino Unido.
Os mercados internacionais são o motor de crescimento da WeDo, que tem um volume de negócios de 5,4 milhões de euros, sendo que o peso da exportação representa actualmente 78%, disse ao Negócios Bernardo Galvão Lucas, chief marketing & strategy officer da tecnológica que pertence à Sonaecom. "Somos das empresas portuguesas que exporta para mais países. Temos clientes desde o Azerbaijão até à Republica Dominicana", acrescentou o responsável.
Sempre à procura de novas oportunidades
O software de gestão de fraude e de garantia de receita para operadores é a solução mais exportada pela tecnológica. Porquê? "Essencialmente o nosso software automatiza o processo de auditoria de processos para evitar perdas de receita, quer sejam elas por erro de configuração (garantia de receita) ou por roubo deliberado (fraude)", explicou Bernardo Galvão Lucas.
Apesar da forte presença que a empresa foi conquistado além fronteiras, está "sempre" à procura de novas oportunidades. "Os operadores de telecomunicações de todo o mundo são o nosso mercado potencial desde o dia zero em que começámos a desenhar a empresa", referiu o responsável da WeDo.
Nos últimos três anos, de 2014 a 2016, recebeu o galardão dos Prémios Exportação na categoria de Serviços entre as Grandes Empresas. "O reconhecimento foi essencialmente nacional o que também é bastante importante. Nós actuamos num nicho de mercado, dentro de um vertical, que é o das telecomunicações, e é bom ser reconhecido no próprio país para ajudar sobretudo a captar talento que se queira juntar à nossa equipa", contou o chief marketing & strategy officer da tecnológica .
Novas parcerias
A atribuição destes galardões, não alterou estratégia da empresa, até porque "o âmbito do prémio faz parte da nossa estratégia desde o dia zero. O mercado potencial em Portugal para a WeDo na altura da sua formação eram três clientes, logo a exportação fez sempre parte da nossa estratégia de internacionalização", explicou.
Actualmente, a WeDo emprega cerca de 600 pessoas, de várias nacionalidades espalhadas pelos quatro cantos do mundo. E conta com 180 clientes em mais de 100 mercados. O objectivo é aumentar este números.
Com os mercados internacionais no topo das prioridades, estratégia da empresa passa pelo "alargamento de parcerias estratégicas", contou Bernardo Galvão Lucas, sublinhando que "são fundamentais para o nosso crescimento internacional e desde sempre foi uma aposta muito forte". Além disso, "actualmente as relações com as diferentes Câmaras do Comércio Internacionais também fazem parte da nossa estratégia de internacionalização".
O primeiro passo além-fronteiras
A WeDo Technologies foi criada a 7 de Fevereiro de 2001. E o foco na internacionalização através da venda de software próprio e de serviços fez logo parte do plano de negócios da empresa. Logo no seu primeiro ano de vida a empresa conquistou um cliente internacional, mais concretamente do outro lado do Atlântico: a brasileira Oi. Na altura, a operadora de telecomunicações ainda não tinha nenhuma relação com Portugal. Hoje tem a antiga PT SGPS (Pharol) como maior accionista no seguimento da fusão, que não chegou a avançar, com a PT. A conquista de novos clientes em outros mercados também não demorou. Passados 16 anos, a empresa que pertence à Sonaecom tem 180 clientes em 108 mercados. E conta com 600 colaboradores espalhados por todo o mundo, incluindo nos 10 mercados onde abriu escritórios: além de Portugal, em Lisboa e Braga, abriu portas nos EUA, Austrália, Brasil, Egipto, Irlanda, Malásia, México, Reino Unido e Espanha.