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Foto em cima: O restaurante valoriza ingredientes locais e sazonais, apostando numa abordagem sustentável e de ‘terroir’.
Em fevereiro de 2024, o restaurante da Herdade do Esporão, aberto desde 1997, renovou, pelo terceiro ano consecutivo, a estrela Michelin e a estrela Michelin Verde. Conforme referido no site do Guia Michelin, este restaurante integra práticas sustentáveis na sua cozinha. As três hortas que fornecem ingredientes praticam agricultura biológica, trabalham exclusivamente com produtores nacionais que apostam na agricultura regenerativa, aproveitam os animais na sua totalidade e utilizam técnicas de preservação, como a fermentação.
Para João Roquette, CEO do Esporão, "a estrela Michelin foi o reconhecimento do trabalho feito, equiparando a experiência do restaurante à qualidade dos nossos produtos e enriquecendo a experiência completa de visita à herdade. Naturalmente, teve impacto na ocupação do restaurante, que melhorou."
Em 2023, o Esporão foi a empresa vencedora na categoria Setor Estratégico: Agricultura e Agroalimentar, dos Prémios Exportação e Internacionalização, uma iniciativa do Novo Banco e do Negócios, em parceria com a Iberinform Portugal.
Os azeites são uma das apostas do Esporão. "A estratégia é continuar a diferenciar-nos, produzindo azeites portugueses no nosso lagar na Herdade do Esporão e apostando em olivais e variedades tradicionais, com excelente acessibilidade. Os azeites representam 20% das vendas totais, e os principais mercados são o Brasil e Portugal", salientou João Roquette. Um dos exemplos mais recentes é o novo Esporão Cobrançosa, produzido exclusivamente a partir da variedade de azeitona Cobrançosa, nativa de Trás-os-Montes.
Uma das áreas de negócio mais recentes do Esporão foi a aquisição, em abril de 2018, da cerveja artesanal Sovina, que tinha instalações industriais no Porto e foi fundada em 2009.
As artes no vinho e azeite
Recentemente, o Esporão e a Bordallo Pinheiro associaram-se na coleção Olival, que une "as artes milenares mediterrânicas de fazer azeite e faiança." Segundo comunicado do Esporão, "nas peças da coleção surgem composições de elementos da oliveira, como ramos, troncos com texturas variadas ou azeitonas em diferentes tons de maturação - todos eles relevos cerâmicos pintados manualmente."
Desde 1985, com Dórdio Gomes, que o Esporão convida um artista para integrar a coleção de rótulos de vinhos desenhados por criadores. O mais recente colaborador foi o designer Eduardo Aires, que se junta a um elenco que inclui Albuquerque Mendes, Júlio Pomar, Manuel Cargaleiro, Joana Vasconcelos, Lourdes de Castro, Júlio Resende e Pedro Proença.
O slogan da empresa é "Mais. Devagar" e "pretende associar a nossa cultura, enquanto país, empresa e marca, ao tempo, que é algo escasso e muito valorizado. Beber um copo de vinho ou provar um azeite é um momento de pausa, de prazer e de socialização", esclarece João Roquette.