- Partilhar artigo
- ...
A Sidónios Seamless Tech, que inicialmente se denominava Sidónio Íntimo, foi um spin-off da Sidónio Malhas em 2002. Esta última já trabalhava com a tecnologia seamless desde 1998, quando adquiriu as primeiras máquinas, tornando-se independente devido às especificidades do seamless.
"Não fazia sentido ter duas atividades tão diversas na mesma entidade. São, portanto, empresas irmãs, e existem orientações semelhantes e sinergias decorrentes da promoção comercial e do cross selling, ainda que uma esteja mais vocacionada para a moda e a outra para o desporto. Contudo, não raras vezes encontram-se juntas a expor em certames internacionais", explica Bruno Sidónio.
Em 2023, a empresa venceu a categoria PME - Bens Transacionáveis nos Prémios Exportação e Internacionalização, uma iniciativa do Novo Banco e do Negócios, em parceria com a Iberinform Portugal.
A Sidónio Malhas foi constituída em Barcelos a 8 de junho de 1984 e tinha como atividade principal a importação de equipamentos usados para a indústria têxtil, que eram reparados, recondicionados e vendidos. A empresa baseava-se na experiência dos sócios Sidónio Ferreira da Silva e do filho Sidónio Teixeira da Silva. "Durante o período reservado para os testes das máquinas, fabricávamos tecidos, até que, em 1986, nos focamos 100% na produção de malhas", recorda Bruno Sidónio numa entrevista ao Jornal Têxtil em 2018.
História de família
Em 1988, Sidónio Ferreira da Silva faleceu subitamente, sem chegar a ver a nova fábrica em funcionamento. Sidónio Teixeira da Silva teve de assumir a liderança aos 26 anos e, como recordou ao Jornal Têxtil em dezembro de 2019: "Houve algumas dúvidas. Era o meu pai quem lidava com os fornecedores e com a banca. As pessoas interrogavam-se: Será que o miúdo vai conseguir?" Na fábrica já trabalhavam os seus irmãos Rosa, Ilda, Carlos e Luís.
Atualmente, a Sidónio Malhas ocupa uma área de cerca de 18 mil metros quadrados, dos quais cerca de 12 mil cobrem um parque de máquinas composto por 70 teares circulares, com uma capacidade produtiva de cerca de 21.000 kg/dia, ou 63.000 metros/dia.
Com o tempo, Ilda, a mais nova dos cinco irmãos, decidiu vender a sua participação na Sidónio Malhas. Atualmente, Sidónio Teixeira da Silva detém mais de 50%, Carlos Teixeira da Silva possui uma participação superior a 30% e Rosa Teixeira da Silva tem 10%. Na Sidónios Seamless Tech, Sidónio controla 45%, o seu filho Bruno Silva possui 5%, ficando os restantes 50% nas mãos de Luís Teixeira da Silva.
Números em destaque
18 mil metros quadrados
70 teares circulares
63.000 metros/dia é a capidade de produção da Sidónios Seamless Tech