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Foto em cima: Localizada em Alheira, Barcelos, a empresa emprega cerca de 170 funcionários.
A Sidónios Seamless Tech resulta de um spin-off da Sidónios, com base numa tecnologia inovadora. Domina toda a cadeia de valor, desde a tricotagem até à confeção e expedição do produto acabado. A sua principal diferenciação reside na tecnologia seamless, que inicialmente era utilizada para a produção de meias e evoluiu para malhas e vestuário. Em 2023, a empresa venceu a categoria PME - Bens Transacionáveis nos Prémios Exportação e Internacionalização, uma iniciativa do Novo Banco e do Negócios, em parceria com a Iberinform Portugal.
No início da sua atividade, em 2002, os artigos produzidos pela Sidónios Seamless Tech consistiam em peças de roupa interior relativamente básicas. Com o progressivo domínio da tecnologia, a empresa passou a produzir outras tipologias de produto e a utilizar diferentes tipos de matérias-primas e acabamentos.
O objetivo desta tecnologia é produzir uma peça de vestuário, mas as operações de confeção seguem um encadeamento produtivo distinto. A primeira etapa consiste no design e na programação, em software próprio, dos tubos de malha que serão posteriormente tricotados nos teares seamless. Como explica Bruno Silva, administrador da Sidónios Seamless Tech, qualquer modelo é composto por componentes resultantes desses tubos, nos quais, por norma, já estão desenhados os moldes de cada peça. Esses tubos seguem para o processo de tinturaria à peça e, em seguida, para a confeção, onde se remove o excesso de malha, deixando todos os componentes prontos, tal como numa peça tradicional.
A grande dificuldade reside em garantir o rigor no tamanho da peça, uma vez que, no processo, os encolhimentos que ocorrem durante a tinturaria determinam as dimensões finais da mesma. "A evolução das peças para modelos mais complexos e com maior funcionalidade aumenta a dificuldade em atender a todos os requisitos dos clientes, que muitas vezes apresentam iterações contraditórias entre si", explicou Bruno Sidónio, licenciado pela Universidade Católica e mestre em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
O forte é o desporto
A empresa conta com uma área fabril de cerca de 5500 metros quadrados, localizada em Alheira, no concelho de Barcelos, e emprega cerca de 170 funcionários. O seu parque de máquinas destaca-se por incluir três famílias de teares, que permitem a produção de três tipos de produtos seamless com características distintas entre si.
"Hoje em dia, o mercado mais forte do setor é o desporto, que evoluiu desde as primeiras camadas (baselayers) até segundas e terceiras camadas para várias modalidades, bem como para artigos mais largos, de estilo ‘loose fit’, ao contrário dos modelos originais, que tradicionalmente ficavam justos ao corpo", explica Bruno Sidónio.
Os produtos mais vendidos inserem-se no segmento de ‘Athleisure’, composto por peças bastante versáteis que podem ser usadas tanto para a prática desportiva, como para passeios, estar em casa e, até, no ambiente de trabalho. Os principais mercados são os EUA e o Reino Unido, que "são mais segmentados e de maior valor acrescentado, o que permite uma diferenciação face à concorrência internacional, cada vez mais agressiva", explicou Bruno Sidónio.
Administrador da Sidónios Seamless Tech
O que diferencia estes produtos são os elementos estéticos e funcionais proporcionados pelos jacquards eletrónicos, estrategicamente posicionados em locais específicos. Ao longo das peças, podem surgir diversas estruturas de malha que conferem características próprias e únicas, seja ao nível do conforto, desempenho ou estética. Como explica Bruno Silva, "a diferenciação decorre das diferentes famílias de máquinas, que permitem a criação de malhas mais complexas, resultando em produtos únicos no mercado. O nosso histórico como fabricantes de malhas dá-nos uma perspetiva distinta das abordagens convencionais, o que se reflete em produtos diferenciados, tanto nas construções de malha como na introdução de novas fibras."
Referência mundial
A Sidónios Seamless Tech não possui marcas próprias, mas é fornecedora de grandes marcas internacionais. "É claro que o segmento seamless, por si só, já é específico, e o seamless premium é um mercado ainda mais restrito, mas a empresa tem-se posicionado como um dos fornecedores de referência a nível mundial", refere Bruno Silva.
Em 2022, a Sidónios Seamless Tech recebeu um ISPO Award por um coordenado seamless 100% biobased, composto por leggings e um top, indicado para a prática de ioga e pilates. Este coordenado incorpora Tencel Luxe, um novo fio criado pela Lenzing, que não utiliza derivados de petróleo na sua composição e é produzido a partir de polpa de celulose. Segundo Bruno Silva, "o foco da I&D está na sustentabilidade. Já é possível criar uma versão sustentável de qualquer peça mais convencional, mas ao nível de funcionalidades mais avançadas, existem maiores limitações, sobretudo para usos profissionais e de segurança." Refere ainda que utilizam inteligência artificial para a parte criativa e estão a preparar um investimento para a introduzir na gestão do ‘shop floor’.
O posicionamento da empresa em segmentos mais elevados de um mercado muito segmentado gera dificuldades na obtenção consistente de encomendas com quantidades e preços interessantes. "Cada vez mais, observa-se uma pulverização do mercado, seja pelo aumento de marcas, seja pela variedade de modelos e cores", refere Bruno Silva. Outros desafios incluem as tarifas e os aumentos dos custos, que podem comprometer a competitividade da empresa.