Outros sites Medialivre
Notícia

A separação entre as cordas e a espuma

Em janeiro de 2022, foi oficializada a separação dos negócios da família Pereira. Manuel e Pedro ficaram com a Cordex e o imobiliário, e Carlos com a Flex2000.

17 de Outubro de 2024 às 14:30
  • Partilhar artigo
  • ...

Foto em cima: O plano estratégico aponta para uma redução do consumo energético em 20% até 2025.

No dia 10 de janeiro de 2022, foi tornado público o acordo de reestruturação societária do Grupo Cordex, que envolveu a separação das suas áreas de negócios. O Grupo Cordex passou a ser composto pelas empresas do ramo da cordoaria e redes, bem como pelo setor imobiliário, e passou a ser gerido por Manuel Alberto Pereira, CEO da Cordex, e por Paulo Manuel Pereira, administrador da Cordex e da holding Cordex.

Carlos Manuel Pereira ficou com as participações nas empresas Flex2000, cuja unidade industrial está localizada em Ovar, e na Flexpur, dedicada à atividade química. Em 2023, a Cordex foi a empresa vencedora na categoria Exportação + Emprego, dos Prémios Exportação e Internacionalização, uma iniciativa do Novo Banco e do Negócios, em parceria com a Iberinform Portugal.

A Cordex exporta 96% dos seus produtos, tendo como principais mercados a América do Norte, a Europa, a Austrália e a Nova Zelândia.Manuel Pereira
Administrador da Cordex

Em 1976, na unidade industrial em Esmoriz, iniciou-se a produção de espuma flexível de poliuretano. Com o forte crescimento industrial nas décadas seguintes, foi tomada, em 1999, a decisão de investir na construção de uma fábrica dedicada exclusivamente à produção de espuma de poliuretano, levando à constituição de uma nova empresa. Em março de 2000, começou a construção da fábrica em Ovar, e a produção de espuma teve início em setembro de 2001.

O mundo Flex

A Flex2000, que é hoje a líder empresa líder ibérica na produção de espumas e a segunda maior fábrica de espumas da Europa. Produz para indústrias variadas, como a automóvel, de mobiliário ou colchões, hoje ocupa uma área total de 63.000 metros quadrados e tem uma capacidade de produção de 40 mil toneladas de espuma anuais. A Flexpur começou em 2007 com a produção de aglutinantes de poliuretano para a indústria de cortiça e evoluiu para adesivos de poliuretano para outras aplicações e indústrias e para produtos e novas soluções para a indústria da cortiça.

No comunicado, a nova administração da Cordex agradecia "o esforço e dedicação de todos aqueles, que contribuindo para o crescimento e sucesso do Grupo, agora vão seguir novos rumos" e assumiu o "compromisso de evoluir no sentido de um crescimento sustentável continua, contando com o tradicional empenho de toda a família Cordex nesta nova fase, desta já longa caminhada. Estamos, por isso, prontos para mais 50 anos de sucessos!".

Hoje, já há membros da terceira geração nas empresas do Grupo Cordex, como Joana Relvas Pereira, diretora de recursos humanos da Cordex e administradora da APT-Empreendimentos Imobiliários. Joana Relvas Pereira, juntamente com Catarina Gonçalves Pereira, gere a Precious Dreams, empresa dedicada ao setor agroindustrial e ao turismo rural. A Flex2000 é atualmente liderada por Carlos Manuel Pereira e pelos seus filhos.

Mais notícias