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Foto em cima: O Grupo Fapricela emprega cerca de 700 trabalhadores.
"Belos tempos passados/de íntima união/ deles levo/saudades no coração". É com estes quatro versos que termina o poema de António Madeira Teixeira que pode ser visto, e lido, na entrada do AT Business Center, construído no campus empresarial da Fapricela, em Ançã em sua homenagem. A empresa Fapricela foi fundada por António Madeira Teixeira, nascido em Ançã a 25 de maio de 1944. Ainda muito jovem, começou a trabalhar no setor industrial. Em 1977, criou a Fapricela, tendo como sócio Manuel Duarte Alberto, que vendeu a sua quota em 1980. Pouco depois, em 1981, António Madeira Teixeira associou-se a António Gomes Abrantes na Torricentro, uma empresa na área da construção e do imobiliário, da qual saiu em 2021. Ao longo da sua vida, António Madeira Teixeira fundou diversas empresas que deram origem a um grupo empresarial, no centro do qual estão a Fapricela e a trefilaria. Em 2023, a empresa venceu na categoria Grandes Empresas - Bens Transacionáveis, nos Prémios Exportação e Internacionalização, uma iniciativa do Novo Banco e do Negócios, em parceria com a Iberinform Portugal.
As áreas de atividade das empresas do Grupo passam pela indústria, construção civil e obras públicas, tecnologia, hotelaria e comércio. O Grupo Fapricela emprega cerca de 700 trabalhadores e possui um volume de negócios consolidado a rondar os 280 milhões de euros. Além da Fapricela e da Ibermais, contam-se empresas como a Águas Claras-Construção, Torricentro I e Torricentro II, e QH Praia de Quiaios, que gere o Centro de Estágios Rosa Náutica. A família é ainda proprietária do Diário das Beiras.
administrador da Fapricela
António Madeira Teixeira faleceu a 13 de junho de 2021 e os filhos Pedro e Rosinda Teixeira, que já estavam na administração das empresas,assumiram a liderança. Para a segunda geração, a estratégia que garante sustentabilidade a longo prazo do grupo, "e que se demonstra consistente com o nosso nível de ambição e crescimento" passam pela "a diversificação, a internacionalização e a inovação são o nosso foco de crescimento. Estas continuarão a constituir as principais prioridades estratégicas, às quais dedicaremos os recursos necessários, de modo a fortalecer a nossa marca e cunho no panorama internacional", sublinhou Pedro Teixeira.