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Fapricela: dos pregos aos produtos em carbono

A diversificação de produtos faz da empresa um dos principais players, em termos europeus, no setor da trefilaria, com vendas ativas para mais de 85 países.

21 de Outubro de 2024 às 14:00
A equipa da Fapricela, com Pedro Teixeira, CEO da empresa, em destaque em cima da cablagem de aço.
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Foto em cima: A equipa da Fapricela, com Pedro Teixeira, CEO da empresa, em destaque em cima da cablagem de aço.

Em 2023, a Fapricela enfrentou "um ano de desafios marcados pela quebra da atividade económica e pela elevada volatilidade de preços, com quedas e reduções no espaço da União Europeia", afirmou Pedro Teixeira, CEO da Fapricela, empresa que em 2023 venceu a categoria Grandes Empresas - Bens Transacionáveis, dos Prémios Exportação e Internacionalização, uma iniciativa do Novo Banco e do Negócios, em parceria com a Iberinform Portugal. Em França e no Reino Unido, a Fapricela possui filiais próprias de distribuição, mantendo, no entanto, vendas ativas em mais de 85 países, espalhados por diversos continentes. Esta capilaridade é estratégica, pois essa "desconcentração" permite à empresa mudar rapidamente o foco, caso ocorra um comportamento económico anómalo em algum dos mercados, como se verificou em 2023 na Europa. Esta "resiliência e capacidade de adaptação ao mercado" exigiu uma reação rápida às contínuas alterações, tanto nos custos e disponibilidade das matérias-primas, como nos demais fatores de produção, o que implicou uma ligação constante ao mercado para negociação e ajuste de preços de venda. "O mercado mudou e a nossa capacidade de reação foi determinante", sublinha Pedro Teixeira. O ano de 2024 tem sido marcado pela estabilidade comercial e produtiva, apesar da persistente instabilidade geopolítica. A Fapricela foi fundada em 1977 para a produção de pregos de construção. Hoje, além de arames de aço e varetas destinados a pré-fabricação e projetos ferroviários, a empresa dispõe de um portefólio de produtos em carbono, que inclui desde produtos de baixo carbono destinados à construção, como pregos, redes e redes eletrossoldadas.

Médio e alto carborno

Depois tem produtos de médio carbono, destinados ao setor industrial, em que constam arame para molas de colchão, arame para molas técnicas e comerciais e arames especiais para o setor aeronáutico. Nos produtos de alto carbono, está o cordão de aço destinado a obras de arte, como pontes, centrais nucleares, etc.. Esta diversificação faz Fapricela, em termos europeus, um dos principais players no setor da trefilaria.

Em Junho de 2007, adquiriu a empresa Ibermetais-Indústria de Trefilagem como "reflexo da estratégia da diversificação da gama de produtos", refere Pedro Teixeira. Através desta aquisição, adicionou à sua gama novos produtos como arame recozido para a construção e reciclagem, arames crús para o segmento industrial de transformação, e fibras metálicas para a construção.

Estava virada para o mercado interno, a Ibermetais assumiu a cultura do grupo e está hoje presente em mais de 35 países. O seu volume da faturação rondou, em 2023, os 30 milhões de euros, representando as exportações cerca de 80% deste volume.

A tcenologia no centro

Estão fazer investimentos para aumento da capacidade produtiva, da diversificação da gama de produtos e do reforço da internacionalização através do aumento da intensidade tecnológica. Têm sucessivos investimentos em tecnologia e inovação para melhoria da eficiência operacional, redução dos custos de produção e maximização da qualidade dos produtos, inovação e a competitividade global. Passou também pela incorporação de tecnologias inovadoras, como a conectividade total e a automação avançada, e pela transformação digital. A integração de novas tecnologias como a Inteligência Artificial, o Big Data, e uma maior automação de processos é um objetivo próximo.

Como refere Pedro Teixeira, "a implementação destas tecnologias de conectividade entre máquinas e sistemas permitiu uma coordenação mais eficaz e uma otimização dos processos produtivos, nomeadamente, mediante a redução dos custos operacionais, dos tempos de inatividade, um menor desperdício de recursos, uma melhoria na qualidade dos produtos e uma maior flexibilidade nas linhas de produção".


Indicadores da Fapricela

Volume de Negócios
2023 - 164 milhões de euros
2024 - (previsão) 165 milhões de euros

Resultados líquidos
2023 - 13, 3 milhões de euros
2024 - (previsão) 14 milhões de euros

Nº de trabalhadores: 395

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