- Partilhar artigo
- ...
Foto em cima: Luís Ferreira Pinto, fundador e presidente do Conselho de Administração da Casfil
Quando, em 1981, Luís Ferreira Pinto criou a Casfil, "tinha uma visão clara do que pretendia, uma apreciável experiência como industrial e, por isso, um projeto a realizar. Foi uma questão de determinação, muito embora estivesse longe de imaginar que o projeto atingisse as proporções que tem hoje", disse numa entrevista à revista municipal de Santo Tirso, em 2020. Acrescentou ainda: "Já tenho bastantes anos de atividade e de vida, mas um industrial nunca se dá por realizado no que respeita à sua ambição e ao seu projeto. Um projeto nunca tem fim".
Atualmente, a Casfil produz uma ampla gama de filmes flexíveis para embalagens, como o polipropileno cast e biorientado, polietileno de baixa e média densidade, e estruturas de média e alta barreira. Estes produtos destinam-se a diversos setores da indústria, com especial destaque para o setor alimentar. O portefólio inclui ainda filmes flexíveis para grandes superfícies e para a indústria médico-cirúrgica.
Continuidade do legado
Segundo Luís Ferreira Pinto, isto resulta da prática de "uma filosofia de superação". Como referiu na entrevista à revista municipal de Santo Tirso, "Na minha vida, sempre fui uma pessoa exigente e com disciplina. Quando abraço qualquer projeto, pretendo sempre fazer o melhor possível. Isto é um dado adquirido. Sou exigente e tenho de estar sempre numa posição em que quero alcançar aquilo que se faz de melhor. Quando a Casfil arrancou, foi com a melhor tecnologia que existia naquele tempo. Hoje, continuo com a mesma determinação de fazer mais e melhor. Num mercado cada vez mais globalizado, estamos sempre a tentar superar-nos, para marcar a diferença".
Luís Ferreira Pinto é um apreciador de arte e um colecionador de automóveis. Em 2019 criou a Casfil Imo para desenvolver um projeto imobiliário em Vila das Aves de 180 apartamentos.
A Casfil é o seu projeto de vida, e, aos 65 anos, considera que já fez "o que era essencial. Agora, é tempo de dar lugar a uma nova geração da família. Acredito que este legado terá continuidade." Na administração da Casfil, já se encontra a segunda geração: Ester Pinto, Luís Pinto e Rute Pinto. FSF