Outros sites Medialivre
Notícia

Casfil: o plástico é um recurso valioso

Hoje desenvolve a sua atividade industrial numa área coberta total de cerca de 55 mil metros quadrados, distribuída pelas duas unidades fabris em Vila das Aves e Santo Tirso, estando a construir uma área adicional de mais 15 mil metros quadrados para suporte logístico.

14 de Outubro de 2024 às 14:00
Fábrica da Casfil em Santo Tirso.
  • Partilhar artigo
  • ...

Foto em cima: Fábrica da Casfil em Santo Tirso.

A Casfil nasceu em 1981 quando Luís Ferreira Pinto, atual presidente do conselho de administração, que já tinha experiência em duas empresas que se dedicavam à indústria da embalagem de plástico, vivência internacional, além de formação comercial, decidiu criar uma empresa com a melhor tecnologia disponível à época.

Em 2023, a Casfil foi a empresa vencedora na categoria Grandes Empresas - Bens Transacionáveis, dos Prémios Exportação e Internacionalização, uma iniciativa do Novo Banco e do Negócios, em parceria com a Iberinform Portugal.

Pouco depois da Casfil iniciar a produção, adquiriu um terreno em frente e passou a operar numa área coberta de cerca de mil metros quadrados, com a fábrica projetada desde o início para permitir ampliações modulares, como uma construção de lego.

Nessa fábrica, foi instalada, em 1989, a primeira linha de produção de CPP (polipropileno cast), que era uma das poucas existentes na Europa e a primeira na Península Ibérica.

Com a criação do mercado único europeu em 1992, a Casfil iniciou o seu processo de internacionalização, começando pelos países próximos e estando hoje presente em mais de 50 países. "Desde a sua constituição, que a Casfil perspetivou a sua internacionalizou e cimentou esse caminho através da preparação dos seus recursos humanos e do investimento em tecnologia que lhe permitisse competir ao mais alto nível nos países de referência do mercado europeu", refere Rute Pinto, administradora da Casfil. As exportações representam cerca de 90% da sua produção, nomeadamente para a Europa, mas tem também presença nas Américas, África e Médio Oriente.

Os novos investimentos

Ao longo dos anos, realizou várias ampliações na sua fábrica em Vila das Aves, onde, em 2007, foi instalada a primeira linha de produção de BOPP em Portugal. Em 2014, construiu uma segunda unidade de produção na Ermida, em Santo Tirso, onde iniciou a operação de uma nova linha de BOPP. Nesta unidade industrial, já realizou um investimento adicional de 40 milhões de euros para aumentar a produção, colocando em funcionamento, em 2023, uma nova linha híbrida para a produção de filmes BOPP (polipropileno orientado biaxialmente) e BOPE (polietileno orientado biaxialmente), com o objetivo de produzir embalagens mais sustentáveis e com maior potencial de reciclagem.


Apesar de dois anos de instabilidade e complexidade no mercado internacional, para onde a empresa destina 90% da sua produção, o que fará com que a faturação passe de 187 milhões de euros em 2022 para cerca de 150 milhões em 2024, a empresa não deixou de investir.

Hoje a Casfil desenvolve a sua atividade industrial numa área coberta total com cerca de 55 mil metros quadrados, nas duas unidades fabris de Aves e Santo Tirso. Encontra-se em fase de finalização a edificação de uma área de mais 15 mil metros quadrados em Santo Tirso para suporte logístico.

Gestão participativa

Em mais de quatro décadas a empresa tem feito o seu caminho, "com uma visão industrial de futuro sustentado, abertura a novos mercados e espírito empreendedor e de adaptação a novas realidades. Estes fatores permitiram à empresa, não só superar, como fortalecer-se ao atravessar as crises globais com que se confrontou", disse Rita Pinto. Sublinhou ainda que na Casfil se pratica "uma gestão participativa, em constante comunicação interna e externa com as várias partes interessadas e assente em princípios e valores".

"Como os demais materiais que a humanidade toma emprestado da Natureza, o plástico é um recurso valioso. Como tal, não deve ser descartado, mas sim conservado, reutilizado, reparado e, por fim, recriado por meio da sua reciclagem. O plástico é um material versátil, leve e durável, imprescindível para a garantia da preservação dos bens, nomeadamente nas áreas alimentar, de higiene e da saúde", afirma Rute Pinto. Defende que a Casfil "promove desde a sua génese a economia circular e está atenta à regulamentação, atualização científica e desenvolvimentos tecnológicos nesta área, com vista à sua adaptação e continuidade".

Em 2023, a Casfil foi a empresa vencedora na categoria Grandes Empresas-Bens Transacionáveis, dos Prémios Exportação e Internacionalização, uma iniciativa do Novobanco e do Jornal de Negócios.


Indicadores

Volume de Negócios
2023 - 146,6 milhões de euros
2024 - (previsão) 150 milhões de euros

N.º de trabalhadores
2023 - 374
2024 - (previsão) 380

Resultados líquidos
2023 - 11,3 milhões de euros
2024 - (previsão) 12 milhões de euros

Mais notícias