Outros sites Medialivre
Notícia

Nutri Ventures: Os heróis da TV que lutam contra a obesidade

A Nutri Ventures é uma empresa que utiliza a animação para tentar sensibilizar as crianças para a importância de uma alimentação saudável. Nascida em 2010, a empresa está já em 33 países.

15 de Dezembro de 2015 às 09:37
  • Partilhar artigo
  • ...
A obesidade infantil é considerada a epidemia do século XXI pela Organização Mundial de Saúde. Ajudar a combater este flagelo é a missão da Nutri Ventures, uma empresa portuguesa que desenvolve conteúdos de animação infantil. Ou melhor, é a missão do Teo, da Lena, do Ben e da Nina - quatro das personagens criadas pela empresa que querem sensibilizar os mais os mais novos para a importância de uma alimentação cuidada.

"A ideia do nosso projecto é, através do entretenimento, conseguir captar a atenção das crianças para esta temática do combate à obesidade infantil e para a temática da alimentação saudável. [Para isso, usamos] mensagens subliminares na nossa série televisiva ou nos conteúdos que possamos desenvolver. Não vamos ser educacionais porque, se o formos, as crianças facilmente não tomam atenção àquilo que estão a ver", conta ao Negócios Cláudia Rodrigues, directora de vendas para a Europa da Nutri Ventures.

Nascida em 2010, a empresa desenvolveu uma série televisiva que conta com cinco temporadas, num total de 52 episódios. E as previsões apontam para a criação de mais cinco temporadas, com mais de cinco dezenas de capítulos. Todos os conteúdos são produzidos em Portugal e em duas línguas: português e inglês. Posteriormente, são dobrados para outras línguas consoante os países para onde são vendidos.

A ideia do nosso projecto é conseguir captar a atenção das crianças para esta temáticado combate à obesidade infantil com mensagens subliminares.
Cláudia Rodrigues, Directora da vendas para a Europa 

"Toda a história da nossa série é criada em Portugal e feita de uma forma genérica para que, quando for traduzida, esteja apta a ser transmitida em qualquer ponto do mundo. O que fazemos depois é, através da associação a outros parceiros, como ministérios da saúde, educação e associações de nutricionistas, rever os conteúdos educacionais - isto é, aqueles que disponibilizamos para os pais e educadores", explica Cláudia Rodrigues.

Para ajudar os pais e educadores na missão de ensinar as crianças a terem uma alimentação cuidada, a Nutri Ventures criou o projecto Nutri Mestres, onde são disponibilizados materiais didácticos e educativos. Este projecto permite uma uniformização da linguagem entre o que as crianças interiorizam através da série e o que ouvem dos adultos.

33 países em cinco anos
A Nutri Ventures está presente em 33 países. Logo em 2010 entrou na Ucrânia, onde a série começou a ser emitida poucos meses depois de arrancar em Portugal. O projecto foi sempre pensado à escala mundial porque o problema da obesidade infantil é global, diz a responsável. Entre as mais de 30 geografias, há dois mercados que são considerados estratégicos: o Brasil e os Estados Unidos da América, quer pela dimensão territorial, quer pela dimensão do problema da obesidade infantil.

A Nutri Ventures fechou 2014 com uma facturação em torno de meio milhão de euros e este ano espera duplicar este valor.

Mais notícias