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Não exporta mas assegurou o Prémio Especial do Júri na categoria. O Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) é o organismo a quem cabe coordenar o sector vitivinícola português, certificar a sua qualidade bem como acompanhar a aplicação de regras comunitárias.
O apoio a um sector que exporta para mais de 150 países é, por isso, motivo para a distinção do instituto criado em 1986. Os vinhos representam cerca de 14% nas exportações do sector agro-alimentar português.
"O sector vitivinícola reconhece ao IVV um papel facilitador nos processos" de exportação e internacionalização, considera o presidente Frederico Falcão. É a este instituto que cabe gerir os apoios comunitários para a promoção do vinho no exterior, auxiliar nos processos de exportação e a identificar barreiras nos mercados externos.
"Os apoios à promoção são uma ferramenta estratégica no sentido que contribuem para criar notoriedade para os vinhos portugueses e acrescentar valor às nossas exportações", lembra Frederico Falcão. Mais do que exportar em quantidade, a meta é exportar em qualidade.
O Instituto da Vinha e do Vinho define ainda o objectivo de atingir os mil milhões de euros nas exportações até 2020.
Além da escolha de um parceiro local, "o exportador terá acima de tudo que obter o máximo de informação possível sobre o mercado para onde pretende exportar, para que possa tomar uma decisão consciente e ponderada", aconselha.
O apoio a um sector que exporta para mais de 150 países é, por isso, motivo para a distinção do instituto criado em 1986. Os vinhos representam cerca de 14% nas exportações do sector agro-alimentar português.
"O sector vitivinícola reconhece ao IVV um papel facilitador nos processos" de exportação e internacionalização, considera o presidente Frederico Falcão. É a este instituto que cabe gerir os apoios comunitários para a promoção do vinho no exterior, auxiliar nos processos de exportação e a identificar barreiras nos mercados externos.
O sector vitivinícola reconhece ao IVV um papel facilitador nos processos de exportação e internacionalização. Frederico Falcão
Presidente do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV)
Presidente do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV)
"Os apoios à promoção são uma ferramenta estratégica no sentido que contribuem para criar notoriedade para os vinhos portugueses e acrescentar valor às nossas exportações", lembra Frederico Falcão. Mais do que exportar em quantidade, a meta é exportar em qualidade.
O Instituto da Vinha e do Vinho define ainda o objectivo de atingir os mil milhões de euros nas exportações até 2020.
Além da escolha de um parceiro local, "o exportador terá acima de tudo que obter o máximo de informação possível sobre o mercado para onde pretende exportar, para que possa tomar uma decisão consciente e ponderada", aconselha.