Outros sites Medialivre
Notícia

Conheça os 15 projectos empresariais concorrentes ao prémio FLAD.EY BUZZ USA

As jovens empresas finalistas do prémio FLAD.EY BUZZ USA são provenientes de diferentes sectores, incluindo alguns tradicionais, apresentando diversos graus de maturidade e localização geográfica do Minho ao Algarve, embora maioritariamente no Litoral. Conheça os negócios e os rostos dos protagonistas de todas as candidaturas seleccionadas pelo júri do concurso.

08 de Janeiro de 2018 às 12:06

Bitcliq- "Olho" das Caldas em águas asiáticas

Bitcliq- 'Olho' das Caldas em águas asiáticas
Pedro Manuel, Fundador e CEO da Bicliq . Em 2013, após vender a MakeWise que fundara dez anos antes, Pedro Manuel criou a Bitcliq, cujo maior produto é o "Big Eye Smart Fishing", plataforma de gestão operacional, em tempo real, para frotas de pesca comercial, que usa tecnologias como Internet das Coisas, "cloud", "big data" ou inteligência artificial, levando a "Indústria 4.0" até ao mar. Facturando mais de 50% no estrangeiro, a empresa das Caldas da Rainha tem clientes no Gana, EUA, França e vê a Tailândia como porta de entrada na Ásia, onde se pesca 75% do peixe a nível mundial.

Sentilant - Plataforma de Coimbra gere a mobilidade

Sentilant - Plataforma de Coimbra gere a mobilidade
Jorge Granjal, Presidente executivo da Sentilant. Incubada no Instituto Pedro Nunes, surgiu em Maio de 2013 para criar "apps" relacionadas com hábitos de condução. Depois da Autobud e Drivian, os professores Jorge Granjal e Bruno Cabral, do departamento de Informática da Universidade de Coimbra, estão a apostar na GeoTasks. É esta solução informática para as empresas planearem, optimizarem e preverem as tarefas dos trabalhadores que andam na estrada, que está a levar a Sentilant para fora.

My.Skinmix - Libertar pele da "ditadura" dos cremes

My.Skinmix - Libertar pele da 'ditadura' dos cremes
Ana Prata (na foto), Co-fundadora e presidente executiva da My.Skinmix. Ana Prata, Helena Vieira e João Fernandes, sócios da área científica, criaram um modelo de formulações para desafiar a "estagnação" na cosmética, ao permitir que o consumidor personalize o creme, escolhendo textura, acção e aroma. Com produção nos laboratórios da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e três canais de distribuição, o negócio fundado em Janeiro de 2016 está a apostar na França, Brasil, Reino Unido, Itália e Coreia do Sul.

Moldiject - Alcobaça quer "injectar" nos carros dos EUA

Moldiject - Alcobaça quer 'injectar' nos carros dos EUA
Salomé Trigo, Sócia-gerente da Moldiject. É na Zona Industrial do Casal da Areia, na freguesia de Coz (Alcobaça), que mora uma das mais recentes fábricas de moldes, aberta em 2013, que já produz para esquentadores da Bosch e peças para a Porsche, e que conta com a aposta industrial de Trump para entrar no sector automóvel dos EUA. Com mais de uma dezena de trabalhadores e metade das vendas no exterior, o plano da alentejana Salomé Trigo passa por diversificar sectores e mercados.

Nazareth Collection - Vestir fotografias é a nova "onda"

Nazareth Collection - Vestir fotografias é a nova 'onda'
Márcia Nazareth, Fundadora da Nazareth Collection. Fotografia como moda. É nesta nova categoria de mercado que Márcia Nazareth encaixa a marca de design de autor a que emprestou o apelido e que, pelo método da impressão digital, aplica em peças de roupa fotografias da sua autoria, a 360 graus. Lançada em Maio de 2013 após abandonar a carreira de designer gráfica, esta marca de vestuário está instalada na Incubadora de Design do Mercado de Matosinhos e a entusiasmar franceses e alemães.

NU-RISE - Físicos de Aveiro inovam na oncologia

NU-RISE - Físicos de Aveiro inovam na oncologia
Luís Moutinho (na foto), Presidente executivo da NU-RISE. Luís Moutinho, João Veloso e Filipe Castro são os sócios fundadores da NU-RISE, uma start-up criada em Abril de 2015 que se propõe inovar a braquiterapia da mama e da próstata. A solução criada por estes três investigadores do departamento de Física da Universidade de Aveiro promete aperfeiçoar a radioterapia nos cancros da próstata e da mama, ao medir a dose dentro do corpo do paciente para uma validação em tempo real.

Subvisual - Braga "aplica" soluções e dinheiro

Subvisual - Braga 'aplica' soluções e dinheiro
Roberto Machado (na foto), Presidente executivo da Subvisual. A Subvisual é um negócio de web design e de desenvolvimento de aplicações que ajuda start-ups a chegar à primeira versão do produto e a entrar no mercado, e resolve problemas tecnológicos a grandes empresas. Criada por Roberto Machado e Luís Ferreira depois do mestrado em Engenharia Informática na Universidade do Minho, a empresa de Braga factura 90% no estrangeiro e procura diferenciar- se pelo investimento financeiro em start-ups.

YourStyle - Ex-modelo põe consultoria no bolso

YourStyle - Ex-modelo põe consultoria no bolso
Cláudia Camacho, Presidente executiva da YourStyle. "É como se fosse uma consultora de imagem de bolso, como se houvesse alguém a tempo inteiro a dar sugestões" de moda. Cláudia Camacho, madeirense que aos 16 anos começou a trabalhar como modelo, apresenta assim a "app" da YourStyle, que lê o formato do corpo a partir de uma fotografia para sugerir o estilo mais adequado para aquela silhueta, numa determinada época do ano e para diferentes ocasiões, com possibilidade de compra directa na loja online.

Najha - Financeira dos sapatos "cose" cortiça

Najha - Financeira dos sapatos 'cose' cortiça
Daniela Sá, Fundadora da Najha. Daniela Sá despediu-se do departamento financeiro de uma empresa de calçado para cumprir o velho destino da "queda para o desenho" e chegar ao conceito de "moda em cortiça" da Najha, criada em Abril de 2014, que produz bolsas, chapéus, cintos, pequena marroquinaria, calçado e, mais recentemente, também peças de vestuário, como calças, saias ou corsários. Com ateliê em Santa Maria da Feira, a firma vende um quarto da produção nos mercados alemão, espanhol e checo.

Beesweet - Primas de Estarreja herdam o mel

Beesweet - Primas de Estarreja herdam o mel
Nascidas e criadas em Pardilhó, Estarreja, as primas Carla Pereira e Ana Pais retomaram as experiências de aromatização com plantas feitas pelo avô Augusto, apicultor nas horas livres, ao ficarem sem emprego com a chegada da troika ao país. Desde Agosto de 2015, a Beesweet produz mel natural aromatizado com ervas frescas e conta com uma linha de seis sabores. Macau e Suíça são os melhores destinos externos para a empresa, que esteve para ser um apiário pedagógico.

Lara Guina - Tocha nos pés de Angola e Taiwan

Lara Guina - Tocha nos pés de Angola e Taiwan
Lara Guina Pinto, Fundadora da Lara Guina. A psicóloga Lara Guina recuperou o gosto pelo design e aproveitou a ligação da família do marido à indústria do calçado para lançar uma marca de sapatos clássicos, feitos com peles pintadas à mão por artesãos e com solas em couro, que ajusta as colecções aos diferentes países. Instalada na vila da Tocha, no concelho de Cantanhede, exporta 90% da produção, sobretudo para Angola e Taiwan, embora esteja também à venda em lojas na Suíça, Luxemburgo, Alemanha e Hungria.

Turquesa Beach - Madalena torna crianças "coquetes"

Turquesa Beach - Madalena torna crianças 'coquetes'
Madalena Dias, Fundadora da Turquesa Beach. Ficar sem emprego aos 50 anos, distante da idade da reforma e da perspectiva de um regresso rápido ao mercado de trabalho, levou Madalena Dias a montar o seu próprio negócio de biquinis e fatos de banho para crianças dos seis meses aos 12 anos, cujo preço médio varia entre 20 e 50 euros. A primeira colecção da Turquesa Beach, que tem sede na Parede (Cascais), saiu em Abril de 2017 com mil peças, 18 modelos diferentes e a promessa de "tornar as crianças mais coquetes".

Helppier - Engenharia do Porto "orienta" negócio fora

Helppier - Engenharia do Porto 'orienta' negócio fora
Hugo Magalhães, Presidente executivo da Helppier. Cansado de criar manuais de utilizador que ninguém lê, Hugo Magalhães criou uma ferramenta que guia o utilizador até à resposta, como um GPS para aplicação web. Telecomunicações, retalho, seguros e banca são sectores com que já trabalha a Helppier, fundada em 2015 e instalada no UPTEC, da Universidade do Porto. O primeiro cliente estrangeiro foi a Telia, a maior operadora de telecomunicações da Estónia, mas os mercados-alvo são os EUA, Alemanha, Reino Unido e Espanha.

Absolute Bliss - Algarvia "reabilita" no pós-alta

Absolute Bliss - Algarvia 'reabilita' no pós-alta
Ana Paula Duarte, Fundadora da Absolute Bliss. Formada em Psicologia, Ana Paula Duarte vai juntar a experiência clínica de duas décadas e na gestão de um "resort" da Praia da Luz para construir uma unidade de reabilitação neuropsicológica em Lagos, que funcionará também como hotel de saúde. O projecto da Absolute Bliss, formalizado em Agosto de 2016, prevê 14 quartos e a empreendedora garante que o terreno, perto do centro de saúde, já está comprado e as obras avançam em 2018, tal como a promoção fora de portas.

Iki Mobile - Telemóvel de cortiça fabrica em Coruche

Iki Mobile - Telemóvel de cortiça fabrica em Coruche
Tito Cardoso, Presidente executivo da Iki Mobile. Lançada oficialmente em Novembro de 2015, após três anos a desenvolver produto e fazer o registo comercial em vários mercados, a Iki Mobile vendeu no ano de estreia 290 mil artigos, uma metade acessórios e a outra telemóveis com sistema Android que se destacam pela incorporação de componentes em cortiça. Os números são de Tito Cardoso, líder da empresa que está a construir fábricas em Coruche e Angola e factura 96% nos mercados externos, do americano ao timorense.
  • Partilhar artigo
  • ...

Tome nota

Empresas finalistas com "sinalização"  e traços comuns

O administrador da FLAD, Jorge Gabriel, identificou algumas das principais características nos 15 projectos que se candidataram a este prémio, dividindo-as em aspectos positivos, negativos e a ter em atenção.

Percepção do negócio
Têm uma visão estratégica, conhecem o mercado e os concorrentes, têm uma ideia muito razoável de onde estão e para onde querem ir.

Espírito de cooperação
Demonstram uma capacidade interessante para constituir parcerias e tendem a cooperar mais, o que inverte a ideia de que as empresas trabalham por si só.

Perfil operacional
Parecem ter bastante atenção à execução e à parte das operações e nenhuma ideia vence se não se olhar à forma como a ideia pode ser executada.

Capacidade para exportar
No potencial para a internacionalização, as empresas têm produtos ou serviços que podem ser exportáveis para os Estados Unidos.

Inovação incremental
Há algum grau de inovação nos projectos concorrentes, mas são, na quase totalidade, de natureza incremental. Ou seja, "não é nada de muito disruptivo".

Comunicação básica
Nota-se alguma atenção cuidada à comunicação. Todas as empresas têm página na Internet e são razoavelmente elucidativas e claras quanto ao que a empresa faz.

Estrutura de capital debilitada
Empresas ainda têm uma estrutura financeira débil. Ainda não olharam muito para a sua estrutura de capital.

Propriedade intelectual esquecida
Projectos não focaram também na questão da propriedade intelectual e, nesse aspecto, são tão importantes as patentes como a gestão da propriedade intelectual.

Falta preparação técnica na gestão
Só uma das empresas candidatas tinha na sua estrutura directiva uma pessoa com formação de Gestão e MBA. Essa necessidade pode não se revelar quando ainda são pequenas, mas vai-se notar num futuro próximo.

Mais notícias