Outros sites Medialivre
Notícia

Com quantos números se conta o Alqueva?

Terminada a maior parte da construção das infra-estruturas inicialmente planeadas, a EDIA já planeia na sua extensão.

30 de Janeiro de 2017 às 21:06
Sara Matos
  • Partilhar artigo
  • ...

Investimento acumulado

Para o perímetro de "área beneficiada" (abastecida com o sistema integrado de rega) de 120 mil hectares, o inicialmente previsto, foram gastos 2,4 mil milhões de euros, acumuladamente. Actualmente "dois terços da área é efectivamente usada". Para estender o perímetro a mais 50 mil hectares, a EDIA aguarda a aprovação de Bruxelas (BEI e PDR) para usar mais 217 milhões de euros.

Resultados da gestora

"As receitas que a EDIA é capaz de gerar cobrem completamente os custos da sua operação. Não é capaz de gerar é receitas suficientes para pagar o serviço de dívida que é resultado do investimento de infra-estruturas que duram séculos", defende Pedro Salema. Até Junho de 2016, a EDIA teve prejuízos de 9,7 milhões, EBITDA positivo de 4,97 milhões e um volume de negócios de 10,3 milhões. Os capitais próprios são negativos em mais de 440 milhões de euros.

Contributo para o paÍs

Os dados, reiterados pelo presidente da EDIA, foram retirados de um estudo realizado por Augusto Mateus: a componente agrícola do projecto vale, nos 120 mil hectares, cerca de 250 milhões de euros de VAB, por ano. "Na agro-indústria são cerca de 100 milhões; no turismo mais 30 milhões; e na energia, 70 milhões de euros", enumera o gestor. No pico da construção, chegou a gerar mais de 10.000 empregos.     

Mais notícias