Outros sites Medialivre
Notícia

Aeroporto de Beja: "Projecto da Aeroneo vai avançar a curto prazo"

José Natário, director do aeroporto de Beja, revela que a Aeroneo deverá avançar em breve com um investimento de 8 milhões de euros nas imediações do terminal.

31 de Janeiro de 2017 às 10:00
Sara Matos
  • Partilhar artigo
  • ...

Qual é actualmente a actividade principal da operação desenvolvida no terminal civil do aeroporto de Beja?
O baseamento de aeronaves, sendo que a infra-estrutura funciona como plataforma giratória entre operações. Neste quadro,  e além das demais actividades de assistência em escala, a manutenção de linha assume uma relevância particular, dado que durante os períodos de permanência na infra-estrutura as aeronaves são sujeitas a diversos trabalhos de manutenção.

Que companhias aéreas recorrem a este aeroporto?
Neste momento, existem principalmente duas companhias aéreas que posicionam as suas aeronaves no aeroporto: Hi Fly e EuroAtlantic. Porém, a infra-estrutura já recebeu aeronaves de outras operadores aéreos, nomeadamente da PGA e da SATA Azores Airlines. Continuamos também a receber regularmente voos de aviação geral, maioritariamente de aviação executiva.
 
Diariamente, quantas pessoas trabalham no aeroporto?
Cerca de 20 pessoas, acrescido de um número variável de elementos ligados aos operadores aéreos, o qual pode atingir, em alguns dias e semanas, algumas dezenas. Durante o ano de 2017, e com o reforço das operações, é expectável que se venha a assistir a um aumento gradual deste número. Verificamos também com satisfação que a Hi Fly já procedeu ao recrutamento local de vários colaboradores e tem inclusive em curso, neste momento, um processo de recrutamento também local para assistentes/comissários de bordo para a sua base de operações em Beja [...].

Fala-se há muito de um projecto da Aeroneo associado ao aeroporto de Beja. Quando avança este projecto?
O projecto da Aeroneo vai avançar no curto prazo. O processo de licenciamento está concluído e estamos apenas a aguardar a comunicação oficial por parte da Aeroneo da data de início da obra.

Que expectativas há quanto à evolução da operação em Beja ao longo deste ano?
Na sua globalidade, o figurino de 2016, sendo de prever ainda assim algum crescimento. O baseamento da Hi Fly está consolidado e a EuroAtlantic está a reforçar a sua operação na infra-estrutura, sendo expectável que mais companhias aéreas passem a considerar o aeroporto de Beja como uma alternativa ao baseamento da sua frota. Por outro lado, estamos a antever que possam ser realizados vários voos charter ao longo deste ano, sendo que temos já uma operação confirmada para Fevereiro.


Verificamos com satisfação que a Hi Fly já procedeu ao recrutamento local de vários colaboradores. José Natário
Director do aeroporto
Mais notícias